sábado, 6 de maio de 2017

TURISMO: MUSEU INTERNACIONAL DO SURF - BRASIL

Olá Prezado Leitor,
(Por Patrícia Trasmontano - Do Blog Gera Saúde)

Estamos inaugurando mais uma coluna em nosso Blog Gera Saúde: TURISMO. 
Aqui, daremos dicas de lugares repletos de Cultura, Arte, Esporte e Lazer, 
para serem visitados com os amigos, a família e os amores. 

Esperamos que não apenas curta ou compartilhe cada post, mas também, 
que visite ou participe destas dicas, ok?! 
Aproveite os benefícios, pois promoverão bem-estar e qualidade de vida. 
Mas se cuide! Faça aquilo que estiver dentro das suas possibilidades 
e das suas aptidões físicas/ psicológicas. 

#partiudiversãogerasaude

Para inaugurar a nossa coluna segue a rota de hoje:


Resultado de imagem para Museu Internacional do Surf cabo frio


DESTINO: Museu Internacional do Surf.

LOCALIZAÇÃO: Praça da Cidadania, Cabo Frio – RJ/ Brasil.

INFORMAÇÕES:

- Facebook: Museu do Surf II
- E-mail: museudosurf@hotmail.com
- Contato: Telmo Moraes (22) 985115-9973.

SOBRE:
*FONTES: Portal G1, Prefeitura de Cabo Frio, SindSol.
*FOTOS: Antônio Marcos Figueiredo e Beatriz Girão.

O Museu Internacional do Surfe, é o primeiro espaço do gênero dedicado ao surfe no Brasil, na cidade de Cabo Frio. Com 823 pranchas raras, entre outras atrações, o museu é o maior da América Latina e um dos três maiores do mundo em número de peças sobre o esporte. 


Este constitui o acervo do surfista e curador do museu Telmo Moraes, que desde a sua juventude, coleciona pranchas de vários modelos de body board e long board, quilhas de diferentes épocas, roupas de borracha, parafinas e troféus, quadros com dedicatórias e menções ao surf, skates dos anos 50, DVDs, pinturas, filmes, documentos, miniaturas, revistas, entre tantos outros objetos da cultura praiana de diferentes épocas.


Peças raras fazem parte do acervo. Uma delas é a prancha utilizada pelo havaiano Michael Ho, vencedor da etapa de Pipeline de 1982. A peça foi feita pelas mãos do lendário surfista australiano Simon Anderson, que, em 1981, foi o primeiro a desenhar pranchas com três quilhas, que até hoje são utilizadas na prática do esporte. Em 2015, a etapa foi conquistada pelo Brasileiro Adriano de Souza, o “Mineirinho”, em um momento histórico para o esporte Brasileiro.


Outra raridade é uma prancha, a mais antiga do acervo, de 1964, ano em que as primeiras pranchas de surfe feitas de fibra de vidro chegaram ao Brasil. O visitante poderá ver também uma réplica de 1920 de uma prancha modelo "Alaia" feita pelo historiador do surf Wagner Cataldo, amigo e colaborador do projeto.


Das antigas peças feitas de madeira ou isopor, até pranchões para ondas gigantes, como a usada pelo famoso californiano Jeff Clark. Um acervo completo para os apaixonados pelo Surfe e pela cultura.


COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS:

Eu amei estar com amigos neste lugar... Estas são as minha fotos com: Thais, Antônio, Priscila, Beatriz e Telmo Moraes. E faz parte de uma história meio louca... 

Em viagem com os amigos na Região dos Lagos, especificamente na cidade de Cabo Frio, após andarmos pela cidade, eu tive um desejo enorme de comer um “churros” com creme de avelã. Aonde paramos? Na Praça da Cidadania! 

Enquanto alguns amigos foram ver a feirinha da praça e comprar algodão doce, eu olhei o casarão colorido, e pensei em entrar lá. Por fim, fomos todos, e nos surpreendemos com esta exposição sobre a cultura praiana.

Gente! Foi o melhor passeio que fizemos nesta viagem... E o mais legal, não foi apenas olhar a exposição e tirar altas fotos... Nós tivemos o prazer de sermos acompanhados pelo próprio curador, o Telmo Moraes! Um cara super legal e apaixonado pelo seu sonho! Ficamos horas ouvindo as suas histórias sobre alguns artigos expostos... 

Foi encantador e surpreendente!!!

Vale viver cada momento!!!

#partiumuseuinternacionaldosurf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores