sábado, 5 de novembro de 2011

NOTÍCIA: SATÉLITES MONITORAM MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Nasa lança satélite para monitorar mudanças climáticas
O chamado Projeto Preparatório NPOESS também irá criar uma ligação entre todos os satélites de observação da Terra que a agência espacial já tem
O Estado de São Paulo, 28-10-2011

A agência espacial norte-americana (Nasa) lançou nesta sexta-feira, 28, o satélite do chamado Projeto Preparatório NPOESS. O satélite tem o objetivo de coletar dados sobre a mudança climática da Terra e, também, sobre condições climáticas de curto prazo

Além disso, o NPP irá integrar todos os satélites de observação terrestre que a agência já lançou no passado (o chamado sistema EOS), criando uma ligação entre eles. 

Brasil. Na quinta-feira, 27, o Brasil assinou dois acordos de participação em missões de monitoramento terrestre. Um dos acordos formaliza a colaboração em uma missão para a medição das chuvas em todo o mundo, enquanto o outro inclui o Brasil na missão de análise da camada de Ozônio.

A missão GPM - de medição de precipitação - é realizada em parceria com a agência espacial japonesa (Jaxa) e pretende fornecer informações avançadas sobre as características das chuvas e da neve em todo o mundo, além de criar mapas 3D detalhados das estruturas de precipitação.

Já a Missão Cooperativa Ozônio usa instrumentos lançados de Maxaranguape, no Rio Grande do Norte, para estudar a concentração de vários elementos que constituem a atmosfera terrestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores