domingo, 30 de dezembro de 2012

MENSAGEM: FELIZ ANO TODO!!! FÉ - O PODER PARA VENCER


Fé: O Poder para Vencer
(Por Bob e Debby Gass, UCB- Palavra para Hoje)


Que neste ano que se inicia em 1 de janeiro de 2013, possamos reavivar a nossa FÉ, para prosseguirmos com mais conquistas neste Ano Novo que se aproxima.

Vamos refletir um pouquinho:

“Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”
– 1 João 5:4 NVI

Quando sua saúde, suas finanças ou sua família estão em risco, você de repente percebe o quanto a vida é frágil. 

Hoje você pode estar experimentando apenas o lado bom da vida, mas muito em breve a adversidade baterá à sua porta. Quando isso acontecer, você descobrirá que benefícios como poder, bens e popularidade não o manterão de pé. 

Se o poder pudesse fazer isso por alguém, Joseph Stalin não teria medo de dormir à noite nem ficaria tão paranoico a ponto de indicar um soldado para proteger até suas caixas de chá. 

Se os bens pudessem fazê-lo, o medo não teria feito com que o bilionário Howard Hughes vivesse como um eremita e acabasse morrendo só. 

Se a popularidade pudesse fazer isso, os biógrafos de John Lennon não o teriam descrito como um homem medroso que dormia com as luzes acesas e tinha pavor de germes.

Apoios terrenos só podem sustentá-lo por algum tempo. A coragem para viver é resultado de uma confiança profunda e permanente em Deus, cuja Palavra diz: “Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”. Mas a fé só tem o valor daquilo sobre o qual ela é colocada, e a nossa fé está em um Deus que nunca falha! 

Davi disse: “Contigo pomos em fuga nossos adversários; pelo teu nome pisoteamos os que nos atacam” (Sl 44:5 NVI). 

Jesus disse: “Eu lhes dei autoridade... sobre todo o poder do inimigo...” (Lc 10:19 NVI). 

Paulo disse: “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?... Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Rm 8:35-37 NVI).


TENHA UM FELIZ ANO TODO REPLETO DE FÉ, AMOR, PAZ E ESPERANÇA!

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

REFLEXÃO: O GLÓRIA


O GLÓRIA - Cantata de Natal 2012

 

(Por Dr. João Aylmer - Ig. Presbiteriana Betânia em São Francisco, RJ) 



O canto angelical que surpreendeu os pastores de Belém reveste em poesia e sublimes acordes o mistério da encarnação da Trindade na pessoa do Filho, obra do Espírito, Decreto do Pai.

Em comitiva, o coro celestial acompanha o Filho de Deus para entregá-lo aos homens. A estes, doravante, caberá a primazia do louvor da Criação, através da alegre esperança dos despossuídos, e da quebrantada obediência dos privilegiados. Em tudo, a humilde aceitação da natureza humana - criada por Deus - e da condição humana, tornada desigual pelo pecado do homem.

O Senhor de Tudo despoja-se para lançar-se abaixo da face mais hedionda do pecado e do corpo andrajoso e malferido do pecador.

Nasce entre animais, vive entre os excluídos e morre entre bandidos, para nos tornar novamente humanos; incluídos em e por seu amor; beneficiários e ministradores da misericórdia, esta sim, que pacifica a terra e glorifica a Deus.

Ressuscita ao terceiro dia e, nos ombros, reergue a Criação redimida. Cumpre toda a Justiça. Pacifica a terra, esvazia os infernos, recria o mundo, repovoa os céus.

Jesus Cristo, plenitude do amor do Pai; sua suprema glorificação e seu mais perfeito dom; a consumação do seu louvor. Jesus Cristo, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai; que leva os pecados do mundo e ouve nossas preces; que está assentado à direita do Pai e tem compaixão de nós.

O Único, o Senhor, o Altíssimo, com o Espírito Santo na glória de Deus Pai.

Jesus Cristo, em quem e por quem a glória de Deus pacifica os Céus, e a paz entre os homens - de vontade restaurada no bem pela redenção - glorifica a Deus.

Como os anjos cantamos; Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade, pois, num só estribilho, o canto angelical nos ensina e resume o Supremo e único decreto do Pai: Criação, Queda e Redenção. 

Amém!


sábado, 22 de dezembro de 2012

MENSAGEM: O PRIMEIRO NATAL

MENSAGEM: O PRIMEIRO NATAL
(Por Enfª Patrícia Trasmontano)

Olá Queridos Leitores!!!

Estamos nos aproximando de uma data comemorativa muito especial... Bem diferente do que muitas pessoas estão acostumadas em acreditar... 

Não venho falar de Papai Noel, mas sim de "Um Papai do Céu" (Deus) que cuida e lembra de todos nós, durante a vida toda... Nem tampouco, de presentes que tem prazo de validade para acabar, mas sim de "Um Presente Eterno" (Jesus) que nos remete ao Amor, a União, a Paz, a Esperança, a Alegria, o Perdão e a Salvação. Por isso, compartilho com vocês o "Primeiro Natal" de toda Terra.



ERA UMA VEZ, HÁ MAIS DE 2 MIL ANOS ATRÁS, UMA PROMESSA QUE ESTAVA PRESTES A SE REALIZAR... MUITOS HOMENS, QUE FALAVAM DA PALAVRA DEUS, ANUNCIARAM QUE ÍA CHEGAR O GRANDE DIA, EM QUE AS PESSOAS TERIAM A VERDADEIRA PAZ, SENTIRIAM UM AMOR REAL,   E RECEBERIAM A GRANDE ALEGRIA. ERA UM PRESENTE ESPECIAL, VINDO DE DEUS, A TODOS QUE NELE ACREDITASSEM DE TODO CORAÇÃO. ESTE PRESENTE IRIA SALVAR O MUNDO DA ESCURIDÃO DO PECADO, DA DESOBEDIÊNCIA E DA TRISTEZA. 

ESTE PRESENTE DEMONSTRA O AMOR DE DEUS POR NÓS!!!

ASSIM COMO ERA PROFETIZADO NA ANTIGUIDADE:

"PORQUE UM MENINO NOS NASCEU,  UM FILHO SE NOS DEU,  E O PRINCIPADO ESTÁ SOBRE OS SEUS OMBROS,  E SE CHAMARÁ  O SEU NOME: MARAVILHOSO, CONSELHEIRO,  DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRÍNCIPE DA PAZ" (Bíblia Sagrada, Livro de Isaías 9:6).  

E ISTO TUDO ACONTECEU DE MODO GRANDIOSO. UM BELO DIA, NA CIDADE DE NAZARÉ DA GALILÉIA, O ANJO GABRIEL, ENVIADO POR DEUS, VISITOU MARIA, UMA JOVEM PURA, VIRGEM, QUE ESTAVA PRESTES PARA SE CASAR COM JOSÉ. E DISSE QUE ELA TERIA UM BEBÊ, GERADO PELO ESPÍRITO SANTO, FRUTO DO MILAGRE DE DEUS. E COLOCARIA NELE O NOME DE EMANUEL "DEUS CONOSCO", O FILHO DO DEUS ALTÍSSIMO. TAMBÉM CONHECIDO COMO JESUS CRISTO (YESHUA).

MARIA FICOU SURPRESA, MAS TAMBÉM SE ALEGROU MUITO, POIS TERIA UM FILHO SANTO. ELA TAMBÉM ACREDITAVA QUE PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL. PORÉM NÃO FOI SÓ ELA A AVISADA. O ANJO TAMBÉM CONVERSOU COM JOSÉ, FOI ATÉ A CASA DELE E O ACORDOU DEPOIS DE UM SONO. JOSÉ COMPREENDEU O QUE DEUS TINHA FEITO, E TÃO LOGO, CASOU-SE COM MARIA. ELE OBEDECEU A VOZ DE DEUS.

ALÉM DE DEUS NOS AMAR MUITO, NOS PRESENTEOU COM O SALVADOR. E AINDA, NOS ABENÇOA E CUIDA DAS FAMÍLIAS!!!

QUANDO MARIA AINDA ESTAVA GRÁVIDA, JOSÉ TEVE QUE VIAJAR COM ELA ATÉ A SUA CIDADE DE ORIGEM, CHAMADA BELÉM DA JUDÉIA, PARA SE REGISTRAR, POIS O GOVERNANTE DAQUELA ÉPOCA QUERIA SABER QUANTAS PESSOAS TINHAM NO POVO. DEPOIS DE TEREM CHEGADO LÁ, E DE TEREM ANDADO MUITO, PROCURARAM UM LUGAR PARA DORMIR. MAS AS HOSPEDARIAS (POUSADA, HOTEL) ESTAVAM CHEIAS. UM HOMEM BONDOSO, OFERECEU UM LUGAR SIMPLES, ONDE OS ANIMAIS FICAVAM (ESTREBARIA/ ESTÁBULO), PARA QUE ELES PUDESSEM PELO MENOS DESCANSAR UM POUCO. 

DEUS FAZ MILAGRES E MARAVILHAS EM NOSSAS VIDAS!!!  


NAQUELE LUGAR O BEBEZINHO, JESUS, O SALVADOR, NOSSO REI NASCEU. E MARIA O COLOCOU PARA DEITAR NUMA MANJEDOURA (COMEDOURO). TODO NASCIMENTO É UM MOMENTO DE FESTA. ASSIM COMO ACONTECEU QUANDO NASCEMOS. E PARA COMEMORAR ESTE GRANDE MOMENTO, UM ANJO DE DEUS APARECEU AOS PASTORES QUE CUIDAVAM DE OVELHAS PERTO DAQUELA REGIÃO, E ANUNCIOU PARA ELES QUE JESUS TINHA NASCIDO. ASSIM, OS PASTORES CORRERAM PARA IR ENCONTRA O FILHO DE DEUS. HOUVE MUITA MÚSICA, UMA MULTIDÃO DE ANJOS GLORIFICARAM: 

GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS, PAZ NA TERRA, A QUEM ELE QUER BEM! 

DEUS NÃO SE ESQUECE DE NÓS. AS REALIZAÇÕES DELE SÃO COMEMORADAS COM MUITA ALEGRIA!!!

EM UM LUGAR, BEM LONGE DE BELÉM, ONDE JESUS TINHA NASCIDO, 3 SÁBIOS (HOMEMS ESTUDIOSOS DAS ESTRELAS) VIRAM UMA ESTRELA MUITO ILUMINADA, BRILHANDO NO CÉU. ELES APRENDERAM NAS ESCRITURAS SAGRADAS QUE QUANDO UMA ESTRELA COMO ESSA, CHAMADA "ESTRELA DE DAVI" BRILHASSE NO CÉU, ERA PORQUE O NOSSO SALVADOR TINHA NASCIDO. LOGO, ELES PARTIRAM EM UM LONGA VIAGEM ATÉ LÁ, PARA LEVAR PRESENTES PARA JESUS. AO CHEGAREM, VIRAM O MENINO E DERAM COMO PRESENTE OURO (QUE REPRESENTA A PUREZA E A REALEZA DE JESUS) , INCENSO (QUE SIGNIFICA O AROMA AGRADÁVEL DIANTE DE DEUS - NOS REMETE A ORAÇÃO) E A MIRRA (UMA ÁRVORE QUE QUANDO FERIDA LIBERA UM PERFUME - QUE DEMONSTRA O QUANTO JESUS SOFRERIA MAS QUE VENCERIA AO FINAL DE TUDO). 


Que neste natal haja lugar em sua vida para Jesus (Yeshua) entrar e em ti habitar!!! Pois foi por amor que Ele, o Filho de Deus, viveu aqui e conheceu nossas dores, tudo sofreu, mas venceu em nosso lugar!!! 

Saibam que vocês são muito amados por Jesus!!!


Feliz Natal a vocês e a todos os seus amados!!!


Enfª Patrícia Trasmontano!!!





terça-feira, 18 de dezembro de 2012

REFLEXÃO: CONFIANÇA


 "A confiança é um ato de fé, 

e esta dispensa raciocínio."

(Carlos Drummond de Andrade)

RECEITA: SALADA DE MANGA COM CAMARÕES


Salada de Manga com Camarões
(Mais Equilíbrio.com)


Ingredientes:

- 1 repolho pequeno
- 500g de camarão cinza limpo
- 2 pimentões vermelhos médios
- 2 copos de iogurte natural desnatado
- 1 xícara (chá) de salsinha
- 3 mangas sem casca
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 1 colher (sopa) de molho de pimenta vermelha
- 1/4 colher (sopa) de sal

Modo de preparo:

Tempere os camarões e cozinhe rapidamente, até que fiquem opacos.
Corte finamente o repolho, corte os camarões ao meio e corte as mangas em tiras.
Combine os vegetais, a manga e os camarões.
Adicione iogurte, sal, molho de pimenta, salsinha e suco de limão.
Misture bem e deixe na geladeira até a hora de servir.

Valor nutricional e calórico por porção:

- 1 porção = 177g
- número de porções = 10
- calorias = 84kcal
- carboidratos = 12,39g
- proteínas = 7,07g
- lipídios = 0,47g

Bom Apetite!!!

FILME: TRÊS HISTÓRIAS, UM DESTINO/ DESTINY ROAD


FILME: TRÊS HISTÓRIAS, UM DESTINO/ DESTINY ROAD


SINOPSE:

Frank (Daniel Zacapa) é o dedicado pastor de uma pequena igreja, obcecado pelo poder e pela ambição desenfreada em nome do desejo de expandir sua congregação. Jeremias (Kevin L. Johnson) é um garoto nascido numa favela, fruto de uma família desestruturada, que se envolve com o mundo das drogas e do crime. Elizabeth (Zoe Myers) foi criada por uma mãe superprotetora, mas, ao encontrar seu grande amor, experimenta uma liberdade para a qual não estava preparada. Três histórias diferentes, três pessoas buscando a mesma resposta para seus dilemas: como traçar um novo rumo na vida?

FICHA TÉCNICA:

- Duração: 100 min.
- Ano: 2012
- País: EUA, Brasil
- Gênero: Drama
- Distribuidora: Graça Filmes
- Estúdio: Graça Filmes / Uptone Pictures
- Classificação: 10 anos

TENHA BONS MOMENTOS DE REFLEXÃO!!!

NOTÍCIA: CONSUMO EXCESSIVO DE ÁLCOOL - NOVO PORTAL


Unifesp lança portal sobre riscos do consumo excessivo de álcool
(Por Flávia Albuquerque. Edição: Davi Oliveira. Repórter da Agência Brasil -06/12/2012).

São Paulo – Entrou no ar hoje (6) o primeiro portal brasileiro especializado em saúde eletrônica destinado a pessoas que fazem uso de álcool. Pelo www.informalcool.org.br, as pessoas terão acesso a dados sobre o alcoolismo e à ferramenta Bebermenos, um programa de interação com o internauta que mostra a importância de descobrir cedo o abuso no consumo de álcool por usuários de risco e ainda permite a criação de metas para diminuir ou parar com a bebida.
site foi lançado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com outros três países e duas universidades brasileiras. A saúde eletrônica é o uso da tecnologia digital para oferecer serviços como arquivos eletrônicos de pacientes, telemedicina, dados de consumo de medicamentos, equipes de saúde virtuais e dispositivos móveis para coletar e acessar dados do paciente.
De acordo com a chefe do departamento de Psicobiologia da Unifesp, Maria Lucia Formigoni, o uso abusivo do álcool pode acarretar diversos problemas, como cirrose hepática, anemias, hipertensão, câncer de vários tipos, doenças neurológicas e malformações de feto. Por ano morrem no mundo 2,5 milhões de pessoas por complicações causadas pelo álcool. Maria Lucia destacou que as pessoas têm começado a beber cada vez mais cedo e é justamente esse público que o site quer priorizar.
“O programa contido no site é para todos e gratuito, mas queremos chamar a atenção dos mais jovens, que usam o computador e as redes sociais com frequência e que não querem ficar estigmatizados, por isso não procuram ajuda profissional. Atualmente, temos campanhas de prevenção e projetos de tratamento, mas nada que busque as pessoas nessa faixa intermediária que é a de quem está começando a beber”, disse.
Sem precisar se identificar, o usuário de álcool responde a um questionário que vai determinar qual o estágio em que está. Dependendo do resultado, é encaminhado ao programa de auto-ajuda, que tem duração de seis semanas. O programa exige que o próprio usuário responda sobre vantagens e desvantagens de continuar a beber, seus gostos e frequência com que bebe, e apresenta gráficos com esses dados e metas, para que ele diminua ou pare com a bebida.  
“A proposta é que a pessoa entre sempre no site para interagir e ver como está. Também é possível interagir com outros atendidos e trocar experiências por meio de um fórum moderado por um profissional da saúde. Há ainda informações para familiares sobre como lidar com a situação, explicações para os pais sobre como abordarem e orientarem os filhos”.
Maria Lucia falou ainda que não é preciso ser médico ou profissional da saúde para utilizar o site e que na Holanda, onde começou a ser usado, foi verificada uma redução de 17% no consumo e um aumento de quatro vezes nas chances de parar definitivamente de beber. “O site se adapta a situações culturais e hábitos de cada país”. O portal está em fase de avaliação e teste, mas a expectativa é que esteja funcionando plenamente no início do ano que vem.

REPORTAGEM: CONCLUSÃO DA COP-18/ CONFERÊNCIA DO CLIMA


Conferência do Clima chega ao fim sem avanços significativos em Doha
Prorrogação do Protocolo de Kyoto em versão curta poderá ser única medida concreta na COP-18; metas obrigatórias e recursos financeiros permanecem indefinidos
(Por Maurício Thuswohl, Rede Brasil Atual - 07/12/2012)  

Rio de Janeiro – É muito baixa a expectativa dos ministros dos quase 200 países presentes a Doha, no Catar, quanto ao sucesso da 18ª Conferência das Partes da Convenção sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP-18). Tanto que qualquer pequeno avanço nas negociações já é cantado como grande vitória pelos diplomatas. Com encerramento inicialmente previsto para hoje (7), a COP-18 deverá se estender por mais um dia, tempo necessário para que os países ajustem um documento final que, no lugar de medidas concretas e imediatas, trará, mais uma vez, somente promessas de engajamento futuro.

Apesar da evidente paralisia, diplomatas comemoravam em Doha a provável sobrevida do Protocolo de Kyoto, cuja primeira fase expira em 31 de dezembro. Em negociação liderada pelo Brasil, a segunda fase do Protocolo, que já recebeu o apelido de Kyotinho por conta da baixa adesão, será garantida pela participação de Austrália, União Europeia, Suíça e Noruega, únicos países com metas obrigatórias que ainda pregam respeito ao acordo.

O principal objetivo dos que defendem o prosseguimento do Protocolo de Kyoto, entretanto, é manter de pé a arquitetura institucional prevista pela ONU para o setor ambiental e que dá sustentação a instrumentos como o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e o mercado de créditos de carbono. Resta decidir se a segunda fase do Protocolo se estenderá até 2017 ou 2020, quando está previsto o início da vigência da Plataforma de Durban, que ainda não teve seus detalhes definidos.

Promessa que permanece de pé, a Plataforma de Durban é acordo global que implicará na adoção de metas obrigatórias de redução das emissões dos gases causadores do efeito estufa tanto para os países industrializados quanto para os países emergentes ou em desenvolvimento. Em Doha, foi definido que as discussões sobre a Plataforma de Durban continuarão ao longo de 2013, até a COP-19, que acontecerá em Varsóvia, na Polônia.

Terceiro eixo da COP-18, a adoção do Fundo Verde Climático, que prevê investimentos de US$ 100 bilhões anuais para que os países em desenvolvimento possam se adaptar às conseqüências do aquecimento global e adotar políticas sustentáveis de crescimento econômico, também ficou para mais tarde. Até o último dia da conferência, o único país a anunciar novos aportes foi a Inglaterra, que destinará 1,8 bilhão de libras (cerca de US$ 3 bilhões) ao Fundo nos próximos dois anos.

Mais do mesmo

Em nota divulgada hoje, a organização brasileira Instituto Vitae Civilis, que acompanha de perto as negociações climáticas multilaterais nas duas últimas décadas, criticou a letargia dos governantes na COP-18: “Mais uma Conferência das Partes sobre Mudanças do Clima se encerra sem os resultados necessários para que o aumento da temperatura média do planeta fique abaixo dos 2 graus centígrados. Doha faz parte de um legado de incertezas e incompetências”, diz o documento.

Segundo a organização, que integra a rede internacional Climate Action Network (CAN), e o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais pelo Desenvolvimento Sustentável (FBOMS), em Doha “assumiu-se despudoradamente que simplesmente manter as conversas é o resultado a ser atingido” nas reuniões sobre mudanças climáticas.

Os ambientalistas são taxativos: “Desde 2009, todo o trabalho dos negociadores tem gerado apenas o alargamento do cronograma para um acordo final. Estamos perigosamente nos aproximando do ponto a partir do qual não há volta. Se as emissões dos gases causadores do efeito estufa não começarem a diminuir a partir de 2015, teremos fracassado. No futuro, seremos reconhecidos como a geração que condenou seus filhos e netos”.

Brasil protagonista

Assim como nas últimas COPs sobre mudanças climáticas, o governo brasileiro assumiu em Doha um papel de liderança ao aceitar a missão de coordenar os esforços por um acordo que garanta a segunda fase do Protocolo de Kyoto. A ministra brasileira do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, chegou na quarta-feira (5) ao Catar enfatizando a importância do prosseguimento de Kyoto e também da adoção da Plataforma de Durban a partir de 2020: “Estamos caminhando para uma nova fase, que fortalecerá ainda mais o princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas”, disse.

Apesar das boas intenções manifestadas pelos líderes globais, o problema continua sendo a urgência imposta pela crise climática, que se agrava em velocidade inversamente proporcional às negociações diplomáticas. Enquanto se comemora a sobrevida de um Protocolo de Kyoto cada vez mais fragilizado, uma pesquisa realizada pelo grupo Global Carbon Project e divulgada durante a COP-18 mostra que as atuais emissões globais de gases estufa estão 54% acima do patamar de 1990, ano-base utilizado para o cálculo das metas impostas por Kyoto.

“Ninguém, seja rico ou pobre, está livre das mudanças climáticas. Estamos diante de um grande desafio existencial para toda a raça humana, que pode alterar profundamente nosso estilo de vida e nossos planos para o futuro”, advertiu em Doha o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon. Salvo improváveis mudanças de última hora, a capital do Catar entra para a história das COPs como cenário perfeito para pregações no deserto.

NOTÍCIA: AUMENTA CÂNCER ORAL EM JOVENS - HPV


Câncer de boca e de garganta torna-se mais frequente em jovens
(Por Karina Toledo, de Madri. Agência FAPESP,  14/12/2012)


Até pouco tempo atrás, os tumores de boca e de garganta eram tipicamente associados a pacientes com mais de 50 anos e histórico de consumo pesado de álcool e tabaco. Mas, nos últimos anos, estudos epidemiológicos têm apontado uma emergência de casos em pessoas jovens que nunca fumaram ou beberam – a maioria deles associada à infecção pelo papiloma vírus humano (HPV).

A mudança no perfil dos afetados por esse tipo de câncer tem grandes implicações nos programas de prevenção, detecção precoce e também no tratamento da doença.

O tema foi abordado pelo médico Luiz Paulo Kowalski, diretor do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia do Hospital A.C. Camargo, nesta quinta-feira (13/12), durante o evento “Fronteras de la Ciencia – Brasil y España en los 50 años de la FAPESP.

O simpósio integra as comemorações dos 50 anos da FAPESP e reúne, nas cidades de Salamanca (10 a 12/12) e Madri (13 e 14/12), pesquisadores do Estado de São Paulo e de diferentes instituições de ensino e pesquisa do país ibérico, em uma programação intensa, diversificada e aberta ao público.

“Levantamentos anteriores feitos no Brasil apontavam uma prevalência de infecção pelo HPV menor que 2% nos pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Mas um estudo nosso publicado em 2012 mostra que em pacientes jovens com tumores de boca a prevalência é de 32%. Isso é bem alto”, contou Kowalski à Agência FAPESP.


Foram comparadas 47 amostras de tumores de pacientes com menos de 40 anos e 67 amostras de pacientes com mais de 50 anos. Entre os mais velhos, o índice de infecção pelo HPV foi de 8%. Os resultados da pesquisa, realizada com apoio da FAPESP, foram publicados no International Journal of Cancer.

“Nos dois grupos, o estágio da doença era parecido, a localização do tumor era semelhante e, ainda assim, os pacientes jovens HPV positivos tinham taxa de sobrevida melhores que os demais”, contou Kowalski.

Esse achado reforça dados de estudos anteriores que apontam um melhor prognóstico para pacientes HPV positivo. “Parece ser um tumor diferente, com comportamento mais localizado e menos agressivo. Em geral, os pacientes respondem melhor ao tratamento”, disse.

Em outra investigação em andamento, estão sendo comparados 23 pacientes com câncer de orofaringe (amígdala) atendidos no Hospital A.C. Camargo com 10 pacientes atendidos no Hospital do Câncer de Barretos, no interior de São Paulo.

O objetivo é identificar marcadores de resposta ao tratamento, mas ao fazer a avaliação da presença do HPV os pesquisadores encontraram um dado interessante: enquanto 78% dos pacientes da capital são positivos para a presença do vírus, todos os voluntários de Barretos foram negativos.

“Provavelmente essa diferença se deve ao fato de que na capital as pessoas aderiram mais às campanhas antifumo e hoje bebem menos do que antigamente. Já no interior, os hábitos mudaram menos. Além disso, o comportamento sexual na capital também está mais diferente e isso é um dos fatores ao qual se atribui o aumento da ocorrência dos casos de câncer associados ao HPV”, explicou Kowalski.

"A discrepância nos índices de infecção pelo vírus, mais uma vez, se refletiu nos resultados terapêuticos alcançados em cada grupo negativo, e a resposta terapêutica é muito pior”, disse.

A pesquisa está sendo realizada no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica do Hospital A.C. Camargo, um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) apoiados pela FAPESP e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Mudança de paradigma

Há 20 anos, o panorama para um jovem com câncer de cabeça e pescoço era muito ruim. “Em geral, eram pessoas que começaram a fumar e beber muito cedo. Tinham más condições nutricionais, um estado físico muito comprometido e tumores muito agressivos”, contou Kowalski.

Hoje, por outro lado, um paciente jovem, HPV positivo, sem histórico de consumo pesado de álcool e cigarro tem grandes chances de sobreviver ao tratamento e de voltar à vida normal.

Para Kowalski, essa mudança de paradigma exige a revisão dos programas de prevenção e detecção precoce da doença, muito focados em cuidados com a boca e em pacientes fumantes e etilistas. “Agora temos de nos preocupar com todas as pessoas. Mesmo quem não fuma e não bebe pode estar em risco”, disse.

Além disso, segundo o médico, é preciso lutar pela institucionalização de campanhas de vacinação contra o HPV para meninas e também para meninos.

“Embora existam mais de 200 variações de HPV, a maioria dos casos de câncer de orofaringe está associada aos tipos 16 e 18, contra os quais a vacina é capaz de proteger. É a melhor forma de prevenir a doença no futuro”, destacou Kowalski. 

Marcadores