domingo, 29 de janeiro de 2012

MENSAGEM: QUANTO TEMPO VOCÊ PRECISA PARA PAGAR OS TEUS PECADOS?

Quanto tempo você precisa para pagar os teus pecados?
(Por Prª Gilma Bon Costa, Igreja Canaã em Niterói/ RJ)


Na mídia, um determinado grupo comentava sobre uma artista, que se tornou famosa por seu passado de prostituição. E levantaram a seguinte questão:
“Quanto tempo a mulher precisaria para pagar seus pecados?”
Este mesmo grupo, buscou a resposta, através da própria artista. E ela respondeu que precisaria de pelo menos uns 3 anos para pagar seus pecados.

Mas que engano! O julgamento humano é sempre mais pesado para as outras pessoas do que para nós mesmos... A artista estava errada. Ela não precisa de 3 anos para pagar seus pecados. Pois nunca poderá pagar por eles. É bem capaz que exista pessoas, com pedras nas mãos, a fim de atirarem nesta mulher.

A Bíblia Sagrada relata um caso semelhante, que aconteceu na época de Jesus. No livro de João (8:1-11), narra o fato de uma mulher pega em adultério, que foi acusada na frente de todos, por causa do seu pecado.

O que fazer com ela? Ela tem que pagar por seu pecado?

Ali houveram homens (fariseus) que não se importaram a respeito de quem ela era, qual era a sua história ou como ela estava se sentindo, eles carregavam pedras em suas mãos... Ela não esperava nada mais, além da morte, pois já estava sentenciada por eles. Esperar por misericórdia? Não, a lei era conhecida pelos judeus. Eles demonstravam que não teriam compaixão. Logo, trouxeram a mulher e perguntaram a Jesus o que Ele diria sobre esta situação, uma vez que ela foi pega em flagrante de adultério, e a lei de Moisés era clara quanto a apedrejar em casos como esse.

Jesus? Nada responde. Ele se inclina e começa a escrever na areia.

Se perguntassem àquela mulher qual deveria ser sua pena ou quanto tempo levaria, talvez ela diria o mesmo que a artista. Ao perguntarmos aos homens (fariseus), eles diriam: Morte! Logo, não haveria mais tempo.

Como Jesus não respondeu nada, aqueles homens insistiram na pergunta. E Jesus, o Justo Juiz, sentencia: “Aquele que não tiver pecado, que atire a primeira pedra!”

A mulher estava no centro do tribunal. Naquele momento ela não foi tirada do centro. Jesus colocou a todos os outros “ao lado” dela. Todos mereciam a condenação. Não havia ninguém ali que fosse justo. Não havia ninguém melhor que ela. Apenas histórias diferentes.

Amado (a), todos nós carecemos da Graça de Deus!!!

Aqueles homens ao serem confrontados com os seus pecados, começaram a abandonar as pedras, desde os mais velhos até aos mais novos. Desesperada, a mulher ficou ali, aos pés de Jesus. Ela não acreditava que aquilo estava acontecendo. Porém, o impossível aconteceu.

Jesus olhou para ela e perguntou:
– Onde estão os seus acusadores?

E ela respondeu:
– Não estão mais aqui Senhor!

E Jesus dá a sentença final:
– Nem eu tampouco te condeno! Vá e não peques mais!

Talvez, esperássemos até mais da parte Dele, com relação a história da mulher.. Mas, Jesus simplesmente, demonstrou tê-la perdoado. Ou seja, Ele daria uma nova chance. Uma nova vida. Bastava ir e não errar novamente.

Amado(a), faça diferente daqui para frente!

É constrangedora a forma como Deus trata nossos enganos. Ele nos ama. E não quer que ninguém se perca. Ele quer o nosso bem. Ele nos enxerga por dentro e conhece nossa história. Está sempre pronto para nos ouvir e com um coração cheio de Graça, de Justiça  e de Misericórdia para nos acolher.

Nem ela, nem você, nem eu, poderemos pagar por nossos pecados. E que dirá estabelecermos um tempo. O preço pelos nossos pecados seria a morte eterna. É isso que teríamos que pagar se não fosse a Misericórdia do Senhor Deus. Por isso, Jesus morreu naquela cruz e ressuscitou, para nos dar vida e perdoar os nossos pecados. Além de mudar o curso de nossa história de tragédias, falhas e pecados, Ele nos faz reviver.

Muitos “ex” em algum pecado se tornaram “discípulos” de Jesus e são instrumentos de Deus para anunciar o evangelho da reconciliação com o Grande Pai.

Lembre-se: “Os sãos não precisam de médico e sim os doentes”. (Mateus 9:9-13).

Não seja um juiz, e sim um servo!
”Felizes os misericordiosos, porque estes alcançarão misericórdia da parte de Deus”.

Traumas do seu passado têm somado aos problemas do seu presente?
Saiba que essa pesada carga é capaz de neutralizar as suas forças.

Você tem se encontrado perdido e completamente indefeso diante do mundo?

Infelizmente, muitos têm se rendido e se deixado levar pelas correntezas da vida. Outros, pensam em suicídio ou cometer algum mal. Mas, com muito carinho, aconselho a fazer o que muitos tem buscado: um encontro definitivo com o Senhor Jesus, a fim de ter as esperanças renovadas, rumo a uma vida de paz, restauração e perdão.

O Senhor Jesus mesmo disse: “Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei”. (Mateus 11.28).

Deus o (a) abençoe, em Nome de Jesus!
Amém!!!

REFLEXÃO: RAMO EM FLOR, SEGUNDO GIBRAN KHALIL GIBRAN

"Um só ramo em flor tem muito mais futuro
do que toda uma floresta seca".

(Gibran Khalil Gibran)

EVENTO: RIO + 20 (DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL)

Rio+20


A próxima Cúpula da Terra Rio+20 – oficialmente designada como Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentávelacontecerá de 20 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro, Brasil. Tal encontro é uma nova tentativa das Nações Unidas, neste início do milênio, para progredir em relação ao compromisso dos Estados e da comunidade mundial com as grandes mudanças deste século XXI. Acontece vinte anos depois da primeira cúpula histórica de Rio de Janeiro, em 1992, e dez anos depois do encontro de Johanesburgo, em 2002.

O chamado das Nações Unidas é ambicioso. Propõe aos Estados, a sociedade civil e aos cidadãos, estabelecer “os alicerces de um mundo de prosperidade, paz e sustentabilidade”, apontando três temas centrais:

1. Reforçar os compromissos políticos em favor do desenvolvimento sustentável;
2. Expor um resumo dos avanços e dificuldades associados à sua implementação;
3. Analisar as respostas aos novos desafios emergentes das sociedades.

Duas questões, estreitamente ligadas, colocam-se no alvo da cúpula:

1. uma economia verde em prol da sustentabilidade e da erradicação da pobreza;
2. a criação de um marco institucional para o desenvolvimento sustentável.

Maiores informações, acesse: http://rio20.net/pt-br/

REPORTAGEM: AMAMENTAR APÓS O FIM DA LICENÇA MATERNIDADE

Mães podem continuar amamentando, mesmo com o fim da licença-maternidade
Web Rádio Saúde, 27/01/2012.
Por Amanda Mendes.

Depois de meses de dedicação total ao bebê, chega a hora de a mamãe voltar ao trabalho.
O fim da licença-maternidade pode ser um período difícil para a mulher. Ela pode se sentir insegura ao ter que passar tantas horas longe do bebê, principalmente por causa da alimentação do pequeno que tem como base o aleitamento materno. Mas, a volta ao trabalho não significa o fim da amamentação.

A nutricionista do Hospital Federal da Lagoa, ligado ao Ministério da Saúde, Michelle Teixeira, conta que a mãe pode continuar amamentando o bebê com a prática da ordenha, ou seja, retirando o seu leite. Ela explica que cuidados as mamães devem tomar na hora da ordenha.

"Na hora de fazer a ordenha, ela tem que se preocupar em ter um pote, de preferência de vidro. A gente orienta que as mães fervam esse pode de vidro em água. E no momento da ordenha, ela deve desprezar o primeiro jato de leite, para a gente garantir a qualidade daquele leite. De preferência a mãe tem que se organizar a ordenhar no pote somente o volume que vai ser ofertado para a criança. Porque uma vez congelado esse leite, ele pode ficar congelado até 15 dias, uma vez descongelado, ela não pode recongelar. Então, ela só pode descongelar aquele volume que for ser utilizado."

A nutricionista, Michelle Teixeira, recomenda o uso de copo ao invés de mamadeira na hora de oferecer o leite para o bebê.

"Pode ser um copo normal, de preferência um copo longo, um copo mais cumprido. A gente não orienta que mantenha a mamadeira, porque a mamadeira é de difícil higienização, então ela se torna um local de possível contaminação. Aquele bico da mamadeira é de difícil higienização, e a criança precisa aprender também a engolir os alimentos. Isso favorece também o desenvolvimento de músculos e ossos da face."

O Ministério da Sáúde recomenda que a criança seja alimentada exclusivamente de leite materno até os seis meses de idade. 

REPORTAGEM: DIAGNÓSTICO PRECOCE DA FIBROSE CÍSTICA

Fibrose cística diagnosticada ao nascer evita sintomas crônicos
Agência Brasil, 18/01/2012.
Por Lúcia Nórcio.


Fibrose cística

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento da fibrose cística, uma doença essencialmente genética e que não tem cura, apenas controle. "O diagnóstico logo no nascimento evitará possíveis sequelas na fase adulta e o aparecimento de sintomas crônicos. Para que isso aconteça, o conhecimento dessa doença tanto no meio médico quanto por parte da população é extremamente importante", diz a psicóloga Verônica Stasiak.

A psicóloga, hoje com 25 anos, que passou boa parte de sua infância e adolescência convivendo com internamentos, cinco vezes ao ano em média, para tratar do que os médicos acreditavam ser apenas pneumonias.

Somente em 2009, após ser internada para tratar de uma pancreatite (inflamação do pâncreas) Verônica foi encaminhada para realizar um teste de dosagem de cloreto no suor, uma das formas de identificar a fibrose cística.

Aos 23 anos, ao receber o diagnóstico positivo, já havia retirado duas partes do pulmão direito, a vesícula e, após a pancreatite, parte do órgão necrosou. Nos longos períodos internada, respirava com a ajuda de aparelhos.

Teste do pezinho

A chefe do Ambulatório de Fibrose Cística do Hospital de Clínicas do Paraná, Mariane Canan, explica que a melhor maneira de fazer o diagnóstico precoce da doença é por meio da triagem neonatal, ou seja, o teste do pezinho.

Com ele, o diagnóstico é feito antes do desenvolvimento dos sintomas e medidas preventivas podem ser tomadas para retardar a progressão. Atualmente, apenas alguns estados brasileiros realizam os exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

"O teste do pezinho é feito por fases - um, dois e três. Cada fase faz o diagnóstico de uma doença. A fibrose é percebida na fase três, mas para um estado realizar essa fase, ele tem que ter infraestrutura para tratar as crianças. O tratamento custa em torno de R$ 10 mil por mês, por paciente" relata Verônica.

Diagnóstico da fibrose cística

Segundo Verônica, o principal objetivo do seu trabalho no Instituto de Divulgação da Fibrose Cística Unidos pela Vida é incentivar pais de recém-nascidos para que façam o teste do pezinho e descubram se o filho (a) é portador da doença. Portadores de fibrose cística têm uma expectativa de vida de 35 anos, mas a psicóloga diz que espera viver ainda muitos anos e conta isso em palestras que faz em universidades e escolas de todo o país.

Ela admite que a fibrose cística, também conhecida como a doença do beijo salgado ou mucoviscidose, é de difícil diagnóstico, porque normalmente é confundida com diversas patologias, como a asma crônica.

Os principais sintomas são pneumonia de repetição, tosse crônica, dificuldade para ganhar peso e estatura, diarreia, secreção grossa no pulmão. Por ser genética, tem diferentes combinações. Atualmente, são conhecidas 1.722 mutações, o que é considerado pela classe médica um fator de complicação.

No Brasil, estão em tratamento, recebendo medicamentos do SUS, 3,5 mil pessoas.

NOTÍCIA: UNIDADE DE ACOLHIMENTO A DEPENDENTES QUÍMICOS

Unidade de Acolhimento dará atenção a dependentes
Entre as drogas estão o crack e o álcool; medida faz parte de um conjunto de ações integradas
Agência Brasil , 26/01/2012.

O Diário Oficial da União publica nesta quinta-feira (26) portaria do Ministério da Saúde que institui a Unidade de Acolhimento, destinada a pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, em situação de vulnerabilidade social e familiar e que demandem acompanhamento terapêutico e proteção.

A medida faz parte de um conjunto de ações integradas do governo federal, lançadas no fim do ano passado, para aumentar a oferta de tratamento de saúde a dependentes químicos.

As unidades de Acolhimento vão reforçar o atendimento aos usuários de crack e outras drogas. Elas cuidarão dessas pessoas em regime residencial, por até seis meses, para manter a estabilidade clínica e o controle da abstinência. Está prevista a criação, até 2014, de mais de 400 estabelecimentos para atender ao público adulto e de 166 pontos exclusivos para o acolhimento infantojuvenil, com idade de 10 a 18 anos.

A Unidade de Acolhimento é um dos pontos da Rede de Atenção Psicossocial e entre suas principais características está o funcionamento nas 24 horas do dia, durante os sete dias da semana. Até 2014, serão 175 unidades em todo o país. Cada um dos centros oferecerá tratamento continuado para até 400 pessoas por mês.

ARTIGO: TER UM AMIGO É BOM PARA A SAÚDE

Para que servem os amigos?
Diário da Saúde, 28/01/2012.

Presença de amigo

"Fique comigo" é um refrão bem cantado quando se trata de relacionamentos e amizades.
Mas uma nova pesquisa mostra que o conceito vai além da música pop: ficar perto dos amigos (VERDADEIROS) produz benefícios não apenas psicológicos, mas também fisiológicos.

Estudando crianças, cientistas canadenses verificaram que a presença do melhor amigo afeta diretamente as crianças passando por experiências negativas.

"Ter o melhor amigo presente durante um evento desagradável tem um impacto imediato sobre a mente e o corpo de uma criança," diz William Bukowski, da Universidade de Concórdia.

Auto-estima e hormônios

A influência da presença do amigo foi verificada pelo nível de autovaloração, em termos psicológicos, e, em termos fisiológicos, pelo nível do hormônio cortisol, que é produzido naturalmente pela glândula suprarrenal em resposta ao estresse.

"Se uma criança está sozinha quando tem um problema com um professor ou com um colega, nós observamos um aumento mensurável nos níveis de cortisol e um decréscimo na sensação de auto-estima," conta Bukowski. Os níveis de cortisol foram medidos por meio de exames de saliva, e a sensação de auto-estima por meio de um diário.

Vida futura

Os pesquisadores afirmam que o estudo tem implicações de longo alcance.

"Nossas reações psicológicas e fisiológicas às experiências negativas na infância impactam toda a nossa vida futura," diz o pesquisador.

A secreção excessiva de cortisol pode levar a alterações imunológicas e até a um decréscimo na formação óssea, o que afeta mais fortemente as crianças.

Quanto aos sentimentos de auto-estima, o pesquisador afirma que "se nós acumulamos sentimentos de baixa auto-estima durante a infância, isto irá se traduzir diretamente em como nós vemos a nós mesmos quando adultos."

REPORTAGEM: VÍCIO EM INTERNET AFETA CÉREBRO

Vício em internet afeta cérebro como drogas ou álcool
BBC, 18/01/2012.

Rede branca

Viciados em internet têm alterações similares no cérebro àqueles que usam drogas e álcool em excesso, de acordo com pesquisadores chineses. Os cientistas estudaram os cérebros de 17 jovens viciados em internet e descobriram diferenças na massa branca - a parte do cérebro que contém fibras nervosas - dos viciados na rede, em comparação com pessoas não-viciadas.

A análise de exames de ressonância magnética revelou alterações nas partes do cérebro relacionadas a emoções, tomada de decisão e autocontrole.

Desordem de Dependência da Internet

A pesquisa analisou o cérebro de 35 homens e mulheres entre 14 e 21 anos.
Entre eles, 17 foram classificados como tendo "Desordem de Dependência da Internet", após responder perguntas como "Você fez repetidas tentativas mal-sucedidas de controlar, diminuir ou suspender o uso da internet?"

Os resultados, que podem ajudar a criar novos tratamentos para vícios, foram similares aos encontrados em estudos com viciados em jogos eletrônicos.

"Pela primeira vez, dois estudos mostram mudanças nas conexões neurais entre áreas do cérebro, assim como mudanças na função cerebral, de pessoas que usam a internet ou jogos eletrônicos com frequência", disse Gunter Schumann, do Instituto de Psiquiatria do King's College, em Londres.

Vícios comportamentais

"Os resultados também indicam que o vício em internet pode partilhar mecanismos psicológicos e neurológicos com outros tipos de vício e distúrbios de controle de impulso", disse o líder do estudo Hao Lei, da Academia de Ciências da China.

O estudo chinês também foi classificado de "revolucionário" pela professora de psiquiatria do Imperial College London Henrietta Bowden-Jones.

"Finalmente ouvimos o que os médicos já suspeitavam havia algum tempo, que anormalidade na massa branca no córtex orbitofrontal e outras áreas importantes do cérebro está presente não apenas em vícios nas quais substâncias estão envolvidas, mas também nos comportamentais, como a dependência de internet."

NOTÍCIA: MICROCRÉDITO PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

Governo abre microcrédito a pessoas com deficiência
Agência Brasil, 26/01/2012.

Pessoas com deficiência que ganham até dez salários mínimos por mês poderão ter acesso a financiamentos de até R$ 30 mil com recursos do microcrédito. O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou hoje (26) que os bancos apliquem os recursos destinados a esse tipo de operação, que tem juros mais baixos que as linhas comuns de crédito.

Atualmente, os bancos são obrigados a destinar 2% dos depósitos à vista para o microcrédito, o que totaliza cerca de R$ 1 bilhão disponíveis. Agora, parte desses recursos também poderá ser usada para financiar a compra de bens e serviços que ajudem a locomoção de pessoas com deficiência, como cadeira de rodas e próteses.

Nos próximos dias, os ministérios da Fazenda, da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Secretaria Nacional de Direitos Humanos editarão uma portaria com a lista dos bens e serviços que podem ser financiados com recursos do microcrédito.

Segundo o chefe do Departamento de Normas do Banco Central, Sérgio Odilon dos Anjos, o CMN regulamentou medida provisória de novembro do ano passado que estendeu o microcrédito à compra de bens destinados a pessoas com deficiência. Esses empréstimos, no entanto, só podem ser concedidos a quem recebe até dez salários mínimos e estão limitados a R$ 30 mil por beneficiário.

O CMN também estabeleceu condições para os bancos emprestarem às pessoas com deficiência com recursos do microcrédito. Primeiramente, os juros efetivos não poderão ser maiores que 2% ao mês. Além disso, o valor da taxa de abertura de crédito (TAC) não poderá ser superior que 2% do valor total do empréstimo. As operações também deverão ter prazo mínimo de 120 dias (quatro meses). Esse prazo pode ser menor, desde que a TAC seja reduzida na mesma proporção.

De acordo com Sérgio Odilon, a autorização para esses empréstimos não terá impacto na concessão de microcrédito destinado a investimentos produtivos. Até julho de 2013, os bancos terão de destinar 80% da parcela de 2% dos depósitos à vista para o microcrédito produtivo orientado (MPO). "O restante poderá ser oferecido para o microcrédito para consumo ou para os empréstimos a pessoas com deficiência", esclareceu.

REPORTAGEM: ROBÔ REABILITA PESSOAS COM DERRAME

Robô de fisioterapia reabilita pacientes de derrame em casa
Diário da Saúde, 24/01/2012.


Avaliação de desempenho

Pesquisadores espanhóis desenvolveram um robô portátil para auxiliar na reabilitação de pacientes que sofreram derrame cerebral.O aparelho foi criado para que o paciente possa fazer os exercícios em casa, minimizando as consequências neuromusculares e a incapacitação física.

A automatização permite um monitoramento dia-a-dia do paciente, com o robô fornecendo avaliações quantitativas do desempenho do paciente durante a fisioterapia.
Os resultados são enviados ao médico pela internet.


Tele-reabilitação

O sistema é formado por um aparelho robotizado, interligado a um computador onde roda um programa de realidade virtual similar aos exergames, jogos voltados para a prática de atividade físicas.

A diferença é que o programa já possui uma função de conexão remota com o médico ou fisioterapeuta, permitindo a realização de seções reais de "tele-reabilitação".
Ou seja, apesar de fazer tudo em casa, o paciente continua usufruindo do acompanhamento médico ininterrupto.

Avaliação e treinamento

O programa guia o paciente por dois tipos de exercícios: de avaliação e de treinamento.
Os exercícios de avaliação são curtos e devem ser feitos uma vez por dia. Os exercícios de treinamento são voltados para o desenvolvimento do movimento, da força, e da distância e da precisão dos movimentos.

O robô, chamado ArmAssist, está em testes em pacientes do Hospital La Fe, em Valência, e do Instituto Guttmann, em Barcelona. Em comparação com as sessões tradicionais de fisioterapia, o robô propõe exercícios mais leves, mas mais demorados. Segundo os médicos, o objetivo é motivar os pacientes a realizar treinamentos por tempos maiores, melhorando as chances de reabilitação.

Marcadores