terça-feira, 13 de março de 2012

ARTIGO: OS BENEFÍCIOS DO ABRAÇO

BENEFÍCIOS DO ABRAÇO
Por Enfª Patrícia Trasmontano.

Você abraçou ou foi abraçado por alguém hoje???

Vamos refletir um pouco com esses dois artigos...


Os benefícios de um longo abraço
Por Pesquisa Online - FAPESP.

 
O segredo da longevidade e da boa saúde pode estar em algo que vem naturalmente das mães de todo o mundo, mas que geralmente os filhos renegam: um caloroso abraço.

Ser acolhido entre os braços de outra pessoa reduz a quantidade de dois hormônios do estresse, o cortisol e a norepinefrina, e aumenta a de oxitocina, o hormônio associado ao amor maternal, concluiu a psiquiatra Karen Grewen, da Universidade de Carolina do Norte, Estados Unidos.

Participaram desse estudo 28 casais, dos quais foram medidos a pressão sangüínea e os níveis de oxitocina e cortisol antes e depois de conversarem sobre momentos felizes que viveram juntos, de assistirem a cinco minutos de um filme romântico e de se abraçarem por 20 segundos.

Esses achados, publicados na Psychosomatic Medicine, ajudam a explicar por que as pessoas casadas geralmente têm uma vida mais saudável que as solteiras.

Outros estudos já haviam sugerido que o divórcio, a perda dos pais ou do parceiro e o isolamento social prejudicam a saúde, mas só agora se consegue explicar os efeitos benéficos do casamento: o toque dispara a produção de oxitocina, que acalma e alivia o estresse e, por sua vez, alimenta o desejo de tocar e ser tocado.

Mas a qualidade do contato é crucial.

Abraços com tapas fortes realizados sob holofotes, como os vistos entre os políticos de Brasília, não valem; para alimentar o bem-estar, têm de expressar carinho e apoio.

 
Os benefícios de um simples abraço
Por PBjá Online.

O abraço é um dos principais gestos de afeto, ele permite ao mesmo tempo uma sensação gostosa de conforto e de proteção. Além disso, o abraço é o carinho universal, pois pode ser dado e recebido de qualquer pessoa.

Porque abraçar faz bem para a saúde?

O abraço é muito importante para o bem-estar porque ativa diretamente as regiões temporais e frontais do cérebro, que são as partes ligadas ao prazer. Durante o abraço, o cérebro libera dopamina e serotonina, que são os hormônios que provocam essa sensação.

Além de estreitar as relações entre as pessoas e promover a empatia entre elas, o abraço também pode ser grande aliado no combate ao estresse. Estudos apontam que o abraço diminui os níveis de alguns hormônios ligados ao estresse, pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea e, consequentemente, o risco de doenças cardíacas.

Outras pesquisas mostram ainda que oabraço gera o aumento de uma substância chamada oxitocina, que faz com que a pessoa queira ser cada vez mais abraçada por sentir os benefícios que o gesto traz. Sendo assim, quanto mais a pessoa é abraçada, menos estressada ela fica e mais abraços ela vai querer, criando um círculo virtuoso e encorajando este hábito saudável.

Do mesmo modo que o abraço age nos níveis hormonais, ele também tem efeitos positivos nos sentimentos de cada um. Ao receber um abraço, a pessoa se sente acolhida e mesmo nos casos de depressão, em que ela não vê mais saída, é possível que esse quadro se reverta e a pessoa se sinta mais forte para lutar por sua vida.

O abraço e os relacionamentos

É aconselhável que os membros de uma família se abracem ao menos uma vez por dia. Isso os deixa mais próximos e também mais unidos. Na correria do dia a dia, muitas vezes a família acaba passando pouco em contato e perde várias oportunidades de carinho. É muito importante que as crianças sintam o conforto do abraço de seus pais ou eles vão acabar recorrendo a outras fontes de carinho e atenção.

Os casais também se beneficiam dos benefícios do abraço. Alguns psicólogos consideram, inclusive, que o abraço é até mais importante que o beijo. Quando duas pessoas se abraçam, o sentimento reforçado é o de que não há diferenças ou barreiras que as separe, e isso é imprescindível para o sucesso dos relacionamentos.

Além de todos esses fatores positivos relacionados ao abraço, ele também pode servir para alegrar o dia de alguém. Abrace alguém que não espera por este gesto, como uma colega de trabalho, desde que você tenha abertura suficiente para isso. Você perceberá que a pessoa vai sorrir e o clima entre vocês ficará mais saudável e leve.

Por fim, não restam dúvidas de que o abraço é um dos gestos de carinho mais importantes da humanidade. Ele é compreendido por qualquer pessoa, de qualquer país, qualquer idade e qualquer raça. Abuse dos abraços e aproveite o bem-estar que ele pode proporcionar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores