domingo, 30 de outubro de 2011

MENSAGEM: FAZER AS COISAS AO MODO DE DEUS

Sua maneira ou a maneira de Deus?
(Por Bob e Debby Gass)

“Conduz os humildes... lhes ensina o seu caminho.”
(Salmo 25:9 NVI)


Você conhece a história da senhora que ganhava a vida vendendo louças na rua?
Todos os dias quando chegava a certa encruzilhada, ela jogava um graveto no ar. Na direção em que o graveto caísse no chão, ela seguia.

Um dia, um homem a viu jogar o graveto no ar: uma, duas, três vezes.

Ele perguntou: “O que você está fazendo?”

Ela disse: “Estou deixando Deus me mostrar que caminho seguir usando este graveto”.

Olhando para ela intrigado, ele disse: “Mas por que você o jogou três vezes?”

Ela respondeu: “Porque nas primeiras duas vezes, Deus estava me apontando a direção errada!”.

Quando não gosta da direção que Deus lhe dá, você ora, esperando que Ele mude de idéia e diga aquilo que você quer ouvir? Se sim, você nunca trocou a sua vontade pela Dele!

Jesus disse: “Eu sou a videira, vocês são os ramos...” (João 15:5 NVI).

Apenas quando permanecer “conectado” a Cristo, você dará frutos. Assim como a vida flui da videira para os ramos, o Seu poder flui para você e depois através de você, começando em seguida a afetar outras áreas de sua vida.

O salmista disse: “Conduz os humildes na justiça e lhes ensina o seu caminho”.

Deus lhe mostrará o que é “certo” se você buscá-lo. Essencialmente, há apenas duas maneiras – a sua e a Dele!

Se está cansado de fazer as coisas do seu jeito, ajoelhe-se e peça a Deus para lhe mostrar como fazer da maneira Dele.

Porção Diária:

Leia: João: 6:35-51, Salmos 127, Provérbios 24:19-22.

REFLEXÃO: VERÃO OCULTO, SEGUNDO ALBERT CAMUS

" No meio do inverno descobri que, dentro de mim,
havia um verão invencível".

(Albert Camus. A Peste, 2006)


REPORTAGEM: CÉLULAS DO SANGUE MENSTRUAL TRANSFORMADAS EM EMBRIONÁRIAS

Pesquisadores transformam células do sangue menstrual em embrionárias
O Estado de S. Paulo, 25-10-2011
Fernanda Bassette e Alexandre Gonçalves

Descoberta é um importante avanço na terapia celular, já que células embrionárias são capazes de se transformar em outros tecidos.

Médicos do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em parceria com o Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conseguiram transformar células do sangue menstrual em células-tronco pluripotentes induzidas (iPS, na sigla em inglês) – reprogramadas para terem as mesmas características de células embrionárias.

Trata-se de um importante avanço nas terapias celulares, que prometem reparar tecidos danificados por doenças ou traumas, já que as células embrionárias são capazes de se transformar em outros tecidos.

A idéia dos pesquisadores é gerar e estudar as células do músculo cardíaco de duas pacientes que têm uma arritmia cardíaca rara, chamada síndrome do QT longo. A primeira tentativa será com mãe e filha – que já tiveram amostras do sangue menstrual colhidas. Por conta da doença, elas sofrem crises de arritmias e podem ter uma morte súbita.

"Com as células induzidas, vamos reproduzir a doença de mãe e filha "in vitro" e estudar as atividades elétricas envolvidas. Isso vai permitir entender o comportamento anormal das células e testar novas drogas", explica o pesquisador Antonio Carlos Campos de Carvalho, coordenador de ensino e pesquisa do INC.

Segundo Carvalho, a descoberta de que o sangue menstrual teria células possíveis de serem reprogramadas ocorreu no laboratório da UFRJ e surgiu da idéia de que o útero sofre uma renovação celular bastante acentuada – o que sugere uma plasticidade maior das células por causa da alta taxa de renovação. Na ocasião, foram coletadas amostras de sangue menstrual de cinco mulheres saudáveis.

"E, de fato, encontramos células mesenquimais, que são raríssimas no sangue periférico (do braço, por exemplo)", afirma.

A pesquisadora da UFRJ Regina Goldenberg percebeu que, em comparação com outros tipos de células, as mesenquimais eram "convencidas" mais facilmente a se comportar como células-tronco embrionárias – ou, dito de melhor forma, o procedimento para torná-las células de pluripotência induzida era mais simples e os resultados apresentados, melhores.

Carvalho diz que o método tem duas vantagens: não é invasivo, evitando a necessidade de fazer uma biópsia do coração das pacientes para coletar essas células; e é mais rápido do que o método atual, feito por meio da coleta de fibroblastos (um pequeno recorte) da pele.
"É uma questão de otimizar a metodologia. Pelo método do sangue menstrual, as colônias de células começam a se formar a partir do 10.º dia. Já pelo método dos fibroblastos, demora cerca de 30 dias", afirma.

Segundo Carvalho, apesar dos resultados positivos com as células do sangue menstrual, os pesquisadores ainda não conseguiram saber qual a quantidade necessária de sangue, nem atribuir a melhor idade para a coleta.

Carvalho diz, entretanto, que a pesquisa ainda não está focando no uso terapêutico dessas células (como aplicá-las direto no coração das pacientes), especialmente por se tratar de uma doença genética. "Nesses casos, a mutação genética responsável pela doença está nas células do paciente. Se reaplicarmos essas células, não estaríamos corrigindo o problema", afirmou.

Os cientistas, no entanto, também sonham com o dia em que as iPS poderão ser usadas em terapias. "Será muito legal quando pudermos induzir pluripotência nas células retiradas do sangue menstrual, corrigir o defeito genético que causa a doença e depois transplantá-las no órgão defeituoso", prevê Regina.

A técnica é especialmente promissora para as mulheres, pois são elas que fornecem as células usadas na reprogramação. "Homens, no entanto, também se beneficiarão indiretamente, caso os genes sejam parecidos com os de uma parente que se submeteu à técnica", diz a pesquisadora.

Os resultados do estudo serão publicados na revista científica Cell Transplantation.

REPORTAGEM: PELE ARTIFICIAL FLEXÍVEL E TRANSPARENTE

Pele artificial super flexível e transparente
Inovação Tecnológica, 25-10-2011

Cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, criaram uma das mais versáteis peles artificiais já fabricadas até hoje.

Com um projeto extremamente simples, o material poderá ser usado da área biomédica até a robótica.

O primeiro avanço está em uma flexibilidade incomparável, que permite que o material seja esticado repetidamente até o dobro do seu tamanho e retorne à dimensão original sem apresentar rugas e sem variações em seu funcionamento.

A segunda melhoria está em uma sensibilidade muito maior, capaz de detectar desde um leve toque até pesos na faixa das toneladas - os pesquisadores falam na pressão de um elefante equilibrando-se em uma única pata.

E estas duas características funcionam em conjunto, ou seja, a função de sensor funciona tanto se a pele estiver sendo esticada quanto se ela estiver sendo comprimida como uma esponja.

Finalmente, a nova pele artificial é transparente, permitindo aplicações em próteses artificiais, robótica e até em um novo tipo de tela sensível ao toque, que use materiais mais baratos e mais robustos.

Nanomolas

Darren Lipomi e seus colegas usaram nanotubos de carbono dispostos de forma a funcionarem como molas.

Os nanotubos em uma suspensão líquida são espalhados sobre uma fina camada de silicone. Durante sua pulverização, os nanotubos tendem a se aglomerar em formatos totalmente aleatórios.

Um primeiro puxão faz com que eles se alinhem no sentido do esticamento. Quando o silicone é solto, voltando à sua dimensão original, os nanotubos se contorcem, formando as "nanomolas".

O mesmo procedimento pode ser repetido em qualquer direção.
"Depois de termos feito essa espécie de pré-esticamento dos nanotubos, eles se comportam como molas e podem ser esticados sucessivas vezes, sem qualquer alteração de formato," garante a professora Zhenan Bao, coordenadora da pesquisa.

Funcionamento sensorial

As nanomolas de nanotubos dão à pele artificial a capacidade de esticamento e retorno à dimensão original sem rugas, além da condutividade elétrica.

Mas, para que possa ser chamada realmente de pele artificial, ela precisa se transformar em um sensor totalmente autocontido.

A capacidade sensorial é obtida usando duas camadas do silicone com nanotubos, orientadas para que as camadas pulverizadas de nanotubos fiquem face-a-face, separadas apenas por uma fina camada de um outro tipo de silicone, menos resistente, mas ainda mais flexível.

Essa camada interna armazena cargas elétricas de forma muito parecida com uma bateria. Quando o silicone recebe uma pressão, essa camada interna é comprimida, alterando a quantidade de carga elétrica que ela consegue armazenar.

Essa mudança é detectada pelos dois filmes de nanotubos de carbono, que funcionam como os terminais positivo e negativo de uma bateria. Basta então monitorar esses dois "terminais" para detectar a alteração de pressão.
Aplicações da pele artificial
A equipe da Dra. Bao já havia criado uma "super pele artificial", com sensibilidade superior à da pele humana.

Mas esta nova abordagem é mais simples, dispensando toda a eletrônica e a alimentação elétrica - e, além disso, tem uma capacidade sensorial muito superior.

Entre as possíveis aplicações de sua pele artificial, os pesquisadores listam telas e monitores, interfaces, células solares, bandagens, sensores biomédicos, biofeedback, dispositivos médicos implantáveis e robôs.

NOTÍCIA: 4 BILHÕES À INOVAÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL

Governo vai liberar R$ 4 bilhões para estímulo à inovação na saúde
Valor Online, 24-10-2011
Francisco de Lourenzo

SÃO PAULO – O Ministério da Saúde vai investir R$ 4 bilhões até 2015 em estímulos à inovação tecnológica de produtos farmacêuticos. A informação foi dada nesta segunda-feira pelo titular da pasta, Alexandre Padilha.

“Queremos entrar na nova fronteira de medicamentos, que são os biotecnológicos e os biossimilares”, disse, após participar de reunião do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em São Paulo. Segundo o ministro, os recursos virão do Ministério da Saúde, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudo e Projetos (Finep).

Padilha destacou que, atualmente, apenas 1% dos medicamentos comprados pelo Ministério da Saúde são biotecnológicos, mas consomem 34% do orçamento da pasta. “Temos que ter uma política para enfrentar doenças infecciosas. Investir nisso não só melhora as condições de saúde da população, mas também é importante para que ocupemos uma posição mundial no assunto”, argumentou. “Nenhum país no mundo se tornou rico sem saúde.”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de acordo com Padilha, ampliou em 63% o número de registros de medicamentos nos sete primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2010, e em 82% o número de registros de medicamentos genéricos no mesmo período.

O ministro ainda enfatizou que os esforços de controle e combate ao desperdício permitiu ao governo economizar R$ 600 milhões no primeiro semestre, apenas alterando a forma de compra de medicamentos. “Isso possibilitou ampliar o Farmácia Popular em três vezes”, disse.

NOTÍCIA: EXOESQUELETO BIÔNICO- ESPERANÇA AOS PARAPLÉGICOS

Esqueleto externo permite que paraplégicos voltem a caminhar
Jornal do Brasil, 24-10-2011



Foi apresentado hoje, em Londres, na Inglaterra, uma prótese de corpo inteiro que permite que pessoas paraplégicas ou com graves lesões na coluna vertebral voltem a caminhar. O esqueleto externo foi criado pela empresa Ekso Bionics.


Na apresentação da nova criação, a paciente Amanda Boxtel, paraplégica, conseguiu dar seus primeiros passos com o exoesqueleto biônico, que funciona com baterias. O anúncio ocorreu em uma convenção médica.
 

NOTÍCIA: GOVERNO INCENTIVA DROGA ANTI-CÂNCER

Pesquisas de drogas contra câncer terão novo incentivoObjetivo do governo é reduzir gastos atuais com remédios oncológicos importados
Folha de S. Paulo, 22-10-2011
Johanna Nublat

O governo instituiu uma rede para incentivar, financiar e orientar pesquisas nacionais para produzir medicamentos e tecnologias de combate ao câncer.

Essa estrutura, coordenada pelo Ministério da Saúde e gerida pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), deve definir estratégias e resultados a serem alcançados.

Acordos para a transferência de tecnologia -como o firmado com Cuba em setembro- e políticas de financiamento para empresas públicas e privadas são responsabilidades da rede, instituída por portaria publicada no "Diário Oficial da União".

BNDES e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) compõem o comitê gestor da rede. A expectativa do ministério é que mais de R$ 5 bilhões sejam investidos em pesquisas em saúde nos próximos quatro anos.

Segundo Luiz Antonio Santini, diretor-geral do Inca, as prioridades serão para câncer de mama, leucemias e linfomas. O objetivo é diminuir a dependência de medicamentos importados. O ministério gasta R$ 2,5 bilhões por ano com drogas oncológicas.

domingo, 23 de outubro de 2011

MENSAGEM: PALAVRA AOS SOLTEIROS

Solteiros
(Por Bob e Debby Gass, com adaptações)

"E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só;
far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele".
(Gênesis 2:18)



Os solteiros precisam de três coisas:

Primeiro, eles precisam de aceitação.

“Quem encontra uma esposa encontra algo excelente” (Provérbios 18:22 - NKJV).

Mas e se você não conseguir encontrar “algo excelente”?

Colocando toda a ênfase no casamento e na família, a igreja pode fazer com que as pessoas solteiras se sintam como uma “peça sobressalente”.

“Deus faz com que o solitário habite em família…” (Salmo 68:6 NLT).

Então, vamos incluí-los, motivá-los e fazer com que se sintam em casa.

Em segundo lugar, eles precisam de cura.

Aqueles que passaram pelo divórcio passaram pelo inferno, e não precisam ser tratados como cidadãos de segunda classe. Independentemente de quem é “culpado” ou de quem é “inocente”, os corações precisam ser curados e as vidas precisam ser recuperadas. Nosso negócio é distribuir “óleo e vinho”. O bom samaritano derramou óleo, que fala de conceder poder espiritual, e vinho, que fala de alegria, nas feridas do homem gravemente ferido. E Jesus disse que devemos

“… Ir e fazer o mesmo” (Lucas 10:37 NVI).

Em terceiro lugar, as pessoas precisam de esperança. Deus:

“... trouxe Eva para Adão...” (Gênesis 2:22-23).

Vamos encorajar os nossos amigos solteiros a não serem movidos pela solidão e pelas necessidades não atendidas, mas a serem movidos por Deus.

Se você é solteiro, eis uma oração:

“Senhor, reforça a minha confiança de que estou crendo de acordo com a Tua vontade. Ensina-me a diferença entre o que devo buscar e o que devo esperar em Ti. Dizem que Tu nunca Te atrasas. Nestes dias de espera, mantém-me forte na fé. Não me deixe desistir da minha benção. Lembra-me sempre de que não devo abrir mão da minha confiança, pois ela será ricamente recompensada. Em nome de Cristo. Amém”.

Medite a Palavra de Deus, leia:
Êxodo 34:29-35, Marcos 9:2-27, 2 Coríntios 3:7-18.


REFLEXÃO: O OUTRO: NÃO APENAS EU, SEGUNDO CLAUDE LÉVI-STRAUSS

"... não sabemos jamais se o outro, com o qual não podemos, apesar de tudo, confundir-nos, opera, a partir dos elementos de sua existência social, uma síntese que coincide exatamente com a que elaboramos.
Mas não é necessário ir tão longe, é preciso somente - e,
para tanto, o sentimento interno basta - que a síntese, mesmo
aproximativa, decorra da experiência humana".

(Claude Lévi-Strauss. Tristes trópicos, 1981.)

ARTIGO: AUTO EXAME DE MAMAS POR "BONITÕES"

Auto Exame das Mamas por "Bonitões"

Queridas Leitoras,

Neste mês, esta propaganda está fazendo o maior sucesso, é o auto exame de mamas demonstrado por homens "bonitões", uma forma mais agradável de abordar um tema tão relevante...

A ONG americana Rethink Breast Cancer (Repense o Câncer de Mama: http://rethinkbreastcancer.com/) acaba de lançar um aplicativo para celular que manda lembretes para a mulher. Apesar de o auto exame ser a melhor forma de se detectar um câncer de mama ainda no início, muitas mulheres não sabem realizá-lo. No vídeo, a ONG encontrou uma forma divertida e inteligente de ensinar a qualquer mulher
a fazer o auto exame nas mamas.

Mas não se esqueçam, os homens também podem ser acometidos por esta forma de câncer. Logo, a prevenção deve ser realizada por todos.

Confiram e Repassem!


Maiores Informações sobre o câncer de mama:

e

REPORTAGEM: NORMAS PARA CÓPIA DE MEDICAMENTOS BIOLÓGICOS

Brasil define normas para cópia de medicamentos biológicos
Jornal do Brasil, 20-10-2011

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, nesta quarta-feira (19), no Rio de Janeiro, durante a Conferência Mundial de Determinantes Sociais da Saúde, a publicação de normas que servem de base para a cópia, registro e produção de medicamentos biotecnológicos no país. Esses produtos, como vacinas, kit diagnóstico e tratamento para doenças como câncer, são criados a partir de organismos vivos ou parte deles. 

A medida é um estímulo ao ingresso da indústria nacional neste mercado, com base em patentes de produtos vencidos e preparar-se para os estão para vencer. A nova normatização sobre o setor será publicada pela Anvisa (Agência Nacional Vigilância Saúde).

 “Os produtos biotecnológicos são a nova fronteira de produtos mais eficazes e seguros para a população. A Anvisa, ao estabelecer as regras de registro no país, está incentivando a participação da indústria nacional neste mercado. E quando começarmos a produzir aqui esses medicamentos, vamos reduzir os custos de compra e, consequentemente, atender ainda mais pessoas”, destacou o ministro Padilha.

A biotecnologia tem revolucionado a investigação e o desenvolvimento de novos medicamentos, mas chegam ao mercado a um custo muito maior que os demais produtos. Para se ter uma idéia do impacto, esses materiais hoje representam 1% da oferta do Sistema Único de Saúde, no entanto comprometem 34% do orçamento do Ministério da Saúde para compra de medicamentos. Hoje esses produtos são utilizados no tratamento de câncer, doenças inflamatórias e infecciosas, entre outras.

“Acreditamos que a nova regulamentação proposta, fornecerá as diretrizes legais e científicas necessárias ao desenvolvimento de cópias de produtos biotecnológicos no Brasil e preencherá lacunas regulatórias existentes anteriormente”, disse Dirceu Barbano, diretor-presidente da Anvisa. O esforço da Anvisa coincide com o fim da patente de produtos biológicos e possibilidade de início da produção de cópias no país.

As normas são apresentadas em quatro guias criados pela agência e estarão disponíveis em sua página na internet ( www.anvisa.gov.br). Dois dos materiais aprovados pelo órgão trazem informações para o registro de eparina, um anticoagulante, e alfa interferon, usado no tratamento de doenças infecciosas. Além disso, foi criada uma Câmara Técnica de Medicamentos Biológicos, que facilitará a implementação de regras neste setor.

Em reunião com representantes da indústria nacional na manhã desta quarta-feira (19), a diretora-geral da Organização Mundial de Saúde destacou que, com o crescimento que o mercado brasileiro vem apresentando, o país tem capacidade para exportar produtos e, principalmente, para não perder a oportunidade do mercado de biosimilares. Segundo ela, para ultrapassar essas barreiras é preciso que o país invista em tecnologia.

NOTÍCIA: DETECTOR CADIOLÓGICO VIA TELEFONE CELULAR

Universidade suíça cria detector de problemas cardíacos
Folha Online, 20-10-2011

A universidade tecnológica suíça EPFL anunciou na terça-feira (18) ter criado um sistema eletrônico que detecta problemas cardíacos instantaneamente e repassa as informações para o médico via telefone celular.

O sistema inclui pequenos detectores que são usados pelo paciente, e que acompanham o ritmo cardíaco em tempo real. Em caso de anomalia, "informações diferentes são enviadas para o smartphone do paciente e, em seguida, transmitidas por SMS ou e-mail para a equipe médica, que poderá tomar as providências cabíveis".

"O sistema permite a obtenção de informações precisas e confiáveis. É equipado com uma bateria que pode durar até quatro semanas", informou o professor David Atienza. O sistema também "garante a análise automática das informações" e sua "transmissão em um formato condensado para o médico."

As doenças cardiovasculares são responsáveis por um terço das mortes que ocorrem no mundo.

REPORTAGEM: VACINA CONTRA DENGUE É TESTADA

Vacina contra a dengue é testada em FortalezaVoluntários entre nove e 16 anos, que moram em áreas de risco, receberam o medicamento que é composto por três doses
Diário do Nordeste, 20-10-2011
Luana Lima

Fortaleza. é uma das cinco capitais brasileiras que participa de um teste em seres humanos de uma vacina contra a dengue. A iniciativa é do laboratório Sanofi Pasteur, que selecionou voluntários com idade entre nove e 16 anos, que residem em áreas expostas ao risco de transmissão de dengue. Campo Grande, Goiânia, Natal e Vitória são as outras capitais que participam dos experimentos. Caso seja aprovada, a vacina deverá ser colocada no mercado em 2014.

De acordo com o laboratório, o medicamento é composto por três doses, que devem ser usadas com intervalos de seis meses. Na pesquisa, os cientistas trabalham separadamente com cada um dos quatro tipos de dengue. É como se fossem quatro vacinas diferentes misturadas em uma só.

Manoel Fonseca, coordenador de Promoção e Proteção à Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), informa que o estudo não está vinculado ao Ministério da Saúde (MS), pois trata-se de uma iniciativa do próprio laboratório. Posteriormente, caso seja comprovada a sua eficácia, a vacina poderá ser vendida ao MS.

Outros pesquisadores no Brasil realizam estudos para elaborar uma vacina contra a dengue. O Instituto Butantã, vinculado ao Governo de São Paulo, e a Fundação Oswaldo Cruz, do Governo Federal, são exemplos de instituições que possuem projetos neste sentido.

Pioneirismo

No Ceará, uma iniciativa pioneira começou a ser desenvolvida em 2006, quando a Universidade Estadual do Ceará (Uece) criou a primeira vacina vegetal de combate à dengue. A professora Isabel Florindo Guedes, bioquímica responsável pela pesquisa, afirma que a vacina está pronta. No entanto, denuncia que falta apoio financeiro por parte do Governo Estadual para melhorar a infraestrutura do laboratório a fim de que a pesquisa possa passar para a etapa de teste clínico.

"É uma vacina não invasiva, que usa uma rota natural e não possui nenhuma contra indicação. São muitas as vantagens", ressalta Isabel.

A especialista explica que o medicamento opera da seguinte forma: a proteína do vírus da dengue é introduzida na planta, especificamente em feijão de corda, que irá induzir o organismo a produzir anticorpos de defesa contra a doença. Até agora, ela só foi testada em camundongos, mas a idéia é que passe por teste clínico.

Caso seja aprovada pelo MS, a primeira vacina de origem vegetal deverá ser utilizada para combater epidemias de dengue em todo o mundo.

Com relação à reclamação de que o governo não apóia a iniciativa, Manoel Fonseca esclarece que a Secretaria não é um órgão financiador de pesquisa e que geralmente quem patrocina esse tipo de estudo são os laboratórios. A professora Isabel informa que a estufa de vegetação, onde as plantas vão ser cultivadas, já está construída.

Epidemia

No Ceará, 2011 se configurou como o ano de maior epidemia da doença em número de casos dos últimos 25 anos. No entanto, não se sabe ao certo quando a vacina deverá estar circulando no mercado.

No Estado, há casos de dengue notificados desde 1986. Os picos epidêmicos foram nos anos de 1987, 1994, 2001 e 2008. Em 2011, 52.066 ocorrências da doença foram confirmados, em 177, dos 184 municípios cearenses.

Vírus

52.066 casos de dengue foram confirmados no Ceará em 177 dos 184 municípios cearenses. Houve picos epidêmicos em 1987, 1994, 2001 e 2008

REPORTAGEM: BIOCHIPS A PARTIR DE BACTÉRIAS DO INTESTINO

Cientistas usam bactéria do intestino em 'chip biológico'Técnica pode pavimentar caminho para a construção de microssensores capazes de monitorar a saúde e a poluição atmosférica
Revista Veja, 19-10-2011

Cientistas britânicos conseguiram construir os componentes básicos de um computador a partir de bactérias encontradas em seres humanos. Outras pesquisas já haviam mostrado que era possível construir um 'chip biológico', mas é a primeira vez que pesquisadores conseguem fazê-lo se comportar de maneira muito semelhante ao equivalente eletrônico. A pesquisa poderá pavimentar o caminho para uma nova geração de computadores biológicos que podem ajudar a monitorar a saúde e o ambiente. O estudo foi publicado no periódico Nature Communications.

Os especialistas da Imperial College London, na Inglaterra, demonstraram que é possível construir circuitos lógicos — usados para processar informações nos microprocessadores, por exemplo — a partir da Escherichia coli (E. coli), uma bactéria encontrada no intestino humano.

Biocomputador - A equipe de cientistas alterou o material genético da bactéria para que ela alternasse, quando estimulada quimicamente, entre estados equivalentes aos dos circuitos lógicos tradicionais: 'ligado' e 'desligado'. É assim que a maioria dos computadores processa informação digital. Contudo, em vez de bactérias e estímulos químicos, os engenheiros usam placas de silício e eletricidade.

"Agora que demonstramos que é possível replicar o sistema usando bactérias e DNA, esperamos que nosso trabalho possa levar a uma nova geração de processadores biológicos", disse Richard Kitney, coautor do artigo. Em tese, os novos circuitos podem ser tão eficientes quanto os equivalentes eletrônicos.

Aplicações - O resultado obtido ainda está longe de chegar ao mercado, mas a equipe já sugere aplicações para computadores biológicos microscópicos. Entre os exemplos citados, estão sensores capazes de navegar pelas artérias, detectar a formação de um coágulo e rapidamente medicar a região afetada. Outras aplicações incluem sensores que detectam e destroem células cancerígenas ou monitores de poluição que podem ser lançados ao ambiente, detectando e neutralizando substâncias perigosas, como o arsênio.

Os especialistas também mostraram que os circuitos biológicos podem ser conectados entre si, formando componentes ainda mais elaborados. A próxima fase da pesquisa cuidará do desenvolvimento desses circuitos conectados, para permitir a realização de tarefas mais complexas.

NOTÍCIA: AVANÇO EM VACINA CONTRA MALÁRIA

Cientistas divulgam avanço em vacina contra a maláriaImunização protege 'de forma adequada' contra a doença.
No entanto, ela não é eficaz o suficiente para garantir erradicação
G1, 19-10-2011

Uma vacina experimental reduziu pela metade a incidência da malária entre crianças africanas envolvidas em um teste de grande escala, e provavelmente se tornará o primeiro medicamento preventivo a ser usado contra essa doença letal.

Os dados do estágio final do teste, divulgados nesta terça-feira (18) pelo laboratório GlaxoSmithKline, mostraram que a vacina protegia de forma adequada contra a malária, inclusive os casos graves, em bebês de 5 a 17 meses na África, onde a doença, transmitida por mosquitos, mata centenas de milhares de crianças por ano.

'Esses dados nos deixam prestes a termos a primeira vacina mundial para a malária', disse Andrew Witty, executivo-chefe do laboratório britânico que desenvolveu a vacina em conjunto com a ONG Path -- Iniciativa da Vacina da Malária (MVI, na sigla em inglês).
Mas Witty e outros especialistas salientaram que a vacina, conhecida como RTS,S ou Mosquirix, não levará a uma rápida erradicação da doença. Ela é menos eficaz contra a malária do que outras vacinas contra infecções comuns, como a pólio e o sarampo.

'Desejaríamos que pudéssemos erradicar (a malária), mas acho que (a vacina) vai contribuir para controlar a malária ao invés de erradicá-la', disse à Reuters Tsiri Agbenyega, pesquisador-chefe dos testes com a RTS,S em Gana, durante uma conferência sobre a doença em Seattle.

A malária é endêmica em mais de cem países, e matou 781 mil pessoas em 2009, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Medidas de controle, como o uso de mosquiteiros tratados com inseticidas, aspersões domésticas de inseticidas e o uso combinado de determinados remédios, contribuíram nos últimos anos para uma redução na incidência da doença e na mortalidade, mas especialistas dizem que é vital obter uma vacina efetiva.

Os novos dados, apresentados na conferência do Fórum da Malária da Fundação Bill & Melinda Gates, e publicados simultaneamente na revista New England Journal of Medicine, foram os primeiros da fase 3 (estágio final) do teste clínico realizado em 11 localidades de sete países da África Subsaariana.

O teste continua, mas os pesquisadores que analisaram os dados das primeiras 6.000 crianças concluíram que, após 12 meses de acompanhamento e três doses da RTS,S, a incidência da malária clínica diminuiu 56 por cento nas crianças, e os casos severos tiveram queda de 47 por cento.

'Estamos muito felizes com os resultados. Nunca estivemos mais próximos de termos uma vacina bem sucedida contra a malária', disse Christian Loucq, diretor da Path-MVI, que também esteve na conferência.
Ele acrescentou que o uso disseminado de mosquiteiros sobre as camas -- adotadas por 75 por cento dos participantes -- indicou que a RTS,S pode garantir uma proteção significativa em conjunto com outros métodos existentes de controle da doença.

Os resultados em bebês de 6 a 12 semanas devem sair dentro de um ano e, se tudo correr bem, a GSK acredita que a vacina chegaria ao mercado em 2015.

PREÇO DE CUSTO

Mas levar o produto até as crianças africanas exigirá um esforço concentrado por parte dos financiadores internacionais, como a Fundação Gates, que bancou parte da pesquisa. Especialistas dizem que, para ser viável, a vacina precisará ser barata.

Gates disse que os resultados foram um 'grande marco' na luta contra a malária.
Witty recusou-se a dizer se o tratamento com três injeções poderá sair a menos de dez dólares, mas afirmou que a RTS,S será oferecida ao menor custo possível.

A empresa havia dito anteriormente que cobraria apenas o preço de custo, mais um adicional de 5 por cento a ser reinvestido em pesquisas com doenças tropicais. 'Não vamos ganhar nenhum dinheiro com este projeto', disse Witty.

Mesmo assim, as ações da Agenus, pequena parceira norte-americana de biotecnologia da GSK que fabrica um componente da vacina, tiveram alta de 40 por cento depois da divulgação dos resultados positivos.

A malária é causada por um parasita transmitido pela saliva dos mosquitos. A vacina RTS,S é acionada quando o parasita entra na corrente sanguínea humana, depois da picada do mosquito. Ao estimular uma reação imunológica, ela pode evitar que o parasita amadureça e se multiplique no fígado.

Sem essa reação imunológica, o parasita volta para a corrente sanguínea e contamina os glóbulos vermelhos, causando febre, dores no corpo e eventualmente a morte.

Joe Cohen, um dos inventores da RTS,S, disse que os dados são robustos e consistentes com testes anteriores, que também mostraram uma eficácia em torno de 50 por cento. Os efeitos colaterais, incluindo febre e inchaço na área da injeção, foram semelhantes em crianças que receberam a RTS,S e um placebo.

Cohen, que há 24 anos desenvolve essa vacina, se disse 'muito orgulhoso do que conseguimos.'

Alguns comentaristas externos foram cautelosos sobre o potencial da vacina -- os sanitaristas geralmente esperam que uma vacina tenha eficácia superior a 80 por cento --, mas disseram que se trata de uma invenção importante, que deve salvar muitas vidas.
'Provavelmente ainda não chegamos lá, mas é realmente um avanço importante nas ciências', disse à Reuters em Seattle Peter Agre, diretor do Instituto Johns Hopkins de Pesquisa da Malária e ganhador do Prêmio Nobel (2003).
Em artigo na revista New England Journal of Medicine, Nicholas White, da Universidade Mahidol, da Tailândia, afirmou que 'está ficando cada vez mais claro que de fato temos a primeira vacina efetiva contra uma doença parasitária em humanos.'

NOTÍCIA: NOVA FÁBRICA DE VACINAS NO BRASIL

Novartis construirá fábrica de vacinas no Brasil
Jornal do Brasil, 19-10-2011

O grupo farmacêutico suíço Novartis investirá 300 milhões de dólares (219,4 milhões de euros) no Brasil para construir uma fábrica que produzirá vacinas contra o meningococo B, causador sobretudo da meningite cérebro-espinhal epidêmica, que criará uma centena de empregos, informou o grupo nesta terça-feira.

"A construção no Brasil da primeira fábrica de biotecnologia em escala industrial é o maior investimento da Novartis no país até agora", disse o laboratório suíço em um comunicado enviado à AFP.

Esta operação "apóia o objetivo do governo (brasileiro) de atrair tecnologia de ponta, aumentar a produção local e reduzir a dependência externa", explicou a Novartis.

A fábrica, que será construída em Pernambuco, vai produzir para o Brasil e para a exportação três proteínas recombinantes destinadas à vacina da Novartis contra o meningococo B, um micro-organismo, em forma de diplococo, que é a causa de diversas doenças e principalmente da meningite cérebro-espinhal epidêmica.

Com o tempo, esta fábrica pode produzir outras vacinas que estão sendo desenvolvidas, segundo o comunicado.

A construção da usina empregará 120 pessoas e ela deve ser finalizada em 2014.

Marcadores