quinta-feira, 28 de abril de 2011

REFLEXÃO: QUEM SOU EU NESTE UNIVERSO???

-> Por Enfª Patrícia Trasmontano

☺☺☺Queridos leitores do Blog Gera Saúde,
Sejam sempre Bem-Vindos aqui!!!

Espero que vocês estejam gostando, aprendendo, refletindo e curtindo com os "posts".

Que tal assistirmos a esse belíssimo vídeo???

Você já se perguntou: Quem Sou Eu?

Ante a esse universo pelo qual fazemos parte?

Então ouça a esta canção e descubra a resposta.
Nela você aprenderá a descansar o seu coração!!!

Que tal aproveitar esse momento para presentear
 os seus amigos com as mensagens e reflexões???
Isso também Gera Saúde, principalmente emocional!!!

Um abração!!!




NOTÍCIA: DOENÇAS VASCULARES TRATADAS EVITAM O ALZHEIMER

Tratamento para doenças vasculares pode controlar Alzheimer
Folha de São Paulo, 28-04-2011
RONI CARYN RABIN DO "NEW YORK TIMES"

Idosos que sofrem de problemas cognitivos e de leve falta de memória podem ter menor propensão para contrair Alzheimer caso recebam tratamentos médicos para estados clínicos como diabetes, pressão alta e colesterol alto, apontou um novo estudo.

Em 2004, pesquisadores do Daping Hospital, em Chongqing, na China, começaram a acompanhar 837 residentes com idades a partir de 55 anos que sofriam de deficiência cognitiva leve (MCI, na sigla em inglês), mas não de demência.
Deles, 414 apresentavam pelo menos um estado clínico que debilitaria a passagem do fluxo sanguíneo para o cérebro.

Depois de cinco anos, 298 participantes haviam desenvolvido Alzheimer. Indivíduos que haviam tido pressão alta ou outros problemas vasculares no início
do estudo tiveram duas vezes mais probabilidade de desenvolver demência, em comparação àqueles que não corriam qualquer tipo de risco, constataram os pesquisadores. Metade dos indivíduos que apresentavam riscos vasculares teve o Alzheimer evoluído, em comparação a apenas 36% dos que não apresentavam.

Entre aqueles que sofriam de problemas vasculares, os que receberam tratamento tiveram uma propensão quase 40% menor a desenvolver Alzheimer do que aqueles que não estavam no mesmo estado clínico, relatou o estudo. Os pesquisadores sugeriram que os fatores de risco vascular podem afetar o metabolismo da placa beta-amiloide, que se acumula nos cérebros dos pacientes com Alzheimer e parece desempenhar um papel fundamental na doença.

O estudo foi publicado no jornal "Neurology" na semana passada.

NOTÍCIA: CIRURGIA BARIÁTRICA NO CONTROLE DO DIABETES

Cirurgia bariátrica é mais eficaz no controle da diabete que dieta, diz pesquisaSegundo estudo, a intervenção cirúrgica melhorou os níveis de açúcar no sangue em 80% dos casos avaliados
O Estado de São  Paulo, 28-04-2011

Pesquisadores norte-americanos encontraram evidências de que a cirurgia bariátrica é mais eficaz no controle dos níveis de insulina que a dieta rígida a que os diabéticos são normalmente submetidos. Segundo a recente pesquisa, publicada na revista Science Translational Medicine nesta quarta-feira, 27, a intervenção cirúrgica melhorou os níveis de açúcar no sangue em 80% dos casos avaliados.

Para o estudo, os cientistas acompanharam dois grupos de obesos diabéticos: um que fez uma dieta rígida e outro que passou pela cirurgia bariátrica. No caso do grupo que passou pelo procedimento cirúrgico, os benefícios para os níveis de açúcar no sangue apareceram mesmo antes de uma perda significativa de peso, o que sugere, segundo os pesquisadores, que há algum outro mecanismo bioquímico envolvido (embora a perda de peso beneficie os dois grupos).

Sendo assim, a equipe da Universidade de Duke e da Universidade de Columbia passou a investigar outros mecanismos hormonais envolvidos e descobriu que os pacientes que passavam pela cirurgia quando comparados aos pacientes que perderam o mesmo peso através da dieta tinham níveis muito menores de aminoácidos ramificados, de fenilalanina e tirosina.

Anteriormente, esses aminoácidos já foram associados à resistência à insulina e à doença arterial coronariana em três estudos humanos independentes. Além disso, um estudo da Universidade de Harvard já havia determinado que os aminoácidos ramificados e os aminoácidos aromáticos (como a fenilalanina) podem servir como indicadores biológicos para o risco do desenvolvimento de diabete tipo 2.

Juntamente com as evidências desses estudos anteriores, portanto, o estudo atual parece demonstrar a eficácia da cirurgia bariátrica no controle da diabete. Segundo os pesquisadores, ainda são necessários mais estudos comprobatórios, para compreender os melhor os mecanismos de intervenção do procedimento cirúrgico na doença, além de entender melhor a relação dos hormônios com as mudanças metabólicas envolvidas na diabete.

VEJA AS ENTREVISTAS SOBRE CIRURGIA BARIÁTRICA:

PARTE 1


PARTE 2


REPORTAGEM: A IMPORTÂNCIA DAS ALGAS MARINHAS

A Importância das Algas Marinhas
Blog da Amazoônia, 28-04-2011

O Brasil guarda debaixo d’água um reservatório valioso para o fornecimento de produtos como medicamentos, combustíveis e até mesmo um filtro solar natural de ótimo desempenho.

São as algas marinhas, cujo potencial muito além dos sushis foi destacado pelo professor Pio Colepicolo Neto, do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), no Workshop sobre biodiversidade marinha: avanços recentes em bioprospecção, biogeografia e filogeografia, realizado pelo Programa Biota-FAPESP e que terminou na sexta-feira, 10 de setembro, na sede da Fundação.

Colepicolo coordena o Projeto Temático “Estudos de bioprospecção de macroalgas marinhas, uso da biomassa algal como fonte de novos fármacos e bioativos economicamente viáveis e sua aplicação na remediação de áreas impactadas (biodiversidade marinha)”, que também integra o Biota-FAPESP.

“Por estarem expostas a ambientes e situações adversas, as algas desenvolvem, como metabólitos secundários, moléculas químicas extremamente sofisticadas e diferentes das estruturas produzidas por plantas terrestres”, disse à Agência FAPESP.

Segundo o cientista, já se sabe que as algas marinhas desempenham uma função fundamental no ambiente: elas respondem por cerca da metade do oxigênio liberado na atmosfera; delas saem o dimetil sulfeto, principal gás responsável pela formação de nuvens; são biorremediadoras de águas poluídas; e podem ser utilizadas como um biomarcador de poluição. Colepicolo também mostrou que as algas podem ser fornecedoras de compostos únicos e extremamente complexos. “Essas moléculas encontram vasta aplicação na indústria farmacêutica ao servir de base para a fabricação de antiinflamatórios, antifúngicos, antivirais, bactericidas, antioxidantes e mais uma enorme gama de produtos que podem ser desenvolvidos de forma inovadora, estratégica e economicamente importante para o Brasil”, destacou.

As aplicações dessas substâncias vão além da medicina. Na agricultura, por exemplo, antifúngicos extraídos de macroalgas podem ser aplicados sobre frutas como mamão, morango e figo e, com isso, pode-se aumentar o tempo de vida útil da fruta na prateleira de três a quatro semanas. “Podemos ganhar até um mês de viabilidade em produtos agrícolas que são exportados”, disse o professor da USP, ressaltando a importância econômica de aplicações como essa.

Outro grande potencial das micro e macroalgas marinhas é fornecer o princípio ativo para protetores solares naturais. Há cinco anos, em outro projeto apoiado pela FAPESP sob a coordenação de Colepicolo, o grupo de pesquisa isolou de macroalgas da costa brasileira as micosporinas (MAA), substâncias químicas de baixo peso molecular, com alta capacidade de absorver radiação ultravioleta (UV).

Algumas micosporinas são também antioxidantes. Essas substâncias têm a finalidade de protegê-las contra os efeitos danosos de UV, função exercida pelos flavonoides nas plantas terrestres.

Por ficarem mais expostas ao sol, as algas tropicais são as que mais apresentam substâncias resistentes aos raios UV. Esses protetores solares naturais das algas são particularmente importantes para os biomas marinhos, pois também fornecem proteção solar a outros organismos como peixes, moluscos, zooplâncton e corais. “As algas marinhas produzem essas substâncias e muitos peixes adquirem proteção solar ao se alimentar desses organismos fotossintetizantes”, explicou o pesquisador.

O fenômeno do branqueamento de corais é causado pela ausência desses protetores naturais fornecidos pelas algas. A ausência das algas que vivem em simbiose com os corais os deixam expostos à radiação. Com isso, eles acabam sofrendo a ação direta dos raios UV, perdem coloração e morrem. Ambientalmente, esse efeito é extremamente danoso, pois se perdem componentes importantes do equilíbrio ecológico marinho.

O desempenho do protetor natural também chamou a atenção dos pesquisadores. Em testes, o absorvedor de UV das algas apresentou um espectro de absorção muito próximo ao mais eficiente produto sintético vendido no mercado.“A indústria cosmética poderá se beneficiar de dois efeitos do produto – sua ação antioxidante e de proteção contra UV – e, com isso, oferecer produtos com ação sinérgica contra o estresse oxidativo, câncer de pele e envelhecimento precoce”, afirmou.

Colepicolo estima que, além de protetores para a pele, as micosporinas poderão ser usadas na base de tintas e vernizes para proteger materiais que ficam expostos à luz solar, como prédios e barcos.

Biocombustíveis - O pesquisador também abordou no workshop as perspectivas de produção de algas marinhas em regiões próximas à costa brasileira, um subprojeto integrante do Projeto Temático. “As fazendas de cultivo de macroalgas ajudariam a preservar as espécies, uma vez que evitam a extração e eventual predação dessas plantas em seu ambiente natural”, disse.

Em parceria com a professora Eliane Marinho-Soriano, do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Colepicolo espera desenvolver sustentabilidade em cultivos integrados que envolvam a criação de organismos diferentes.

A primeira experiência é o cultivo de macroalgas e a criação de camarões em um único tanque do tamanho de um campo de futebol, em média, a ,5 metro de profundidade.

A cada três meses, mesmo tempo de crescimento ideal das macroalgas, os camarões são coletados e as águas eutrofizadas dos tanques são devolvidas aos mangues da região. Com os cultivos integrados, as macroalgas colaboram para a purificação da água absorvendo o excesso de nitrogênio, fosfato e outros resíduos para seu desenvolvimento, servindo assim de biorremediadoras ambientais. “A parceria com a professora Eliane da UFRN é muito importante. No Rio Grande do Norte há alta incidência de radiação solar, o que aumenta a produtividade das algas”, disse Colepicolo, explicando que a luz solar aumenta a velocidade de desenvolvimento e de reprodução das plantas aquáticas.

Para o professor da USP, as algas podem ainda ser uma boa fonte de biocombustíveis e suprir a demanda por biodiesel que não consegue ser atendida somente pelas fontes animais e vegetais terrestres atuais. Esse também é um dos braços de pesquisa contemplados pelo Projeto Temático.
 
Para esse objetivo, o pesquisador defende o melhoramento de cultivos e a aplicação de engenharia molecular, além de pesquisas em extração e refino do óleo de alga. Esses esforços poderiam tornar o combustível de alga competitivo em relação ao similar obtido do petróleo. “A bioenergia de algas tem duas frentes diferentes de pesquisa. Primeiramente, as microalgas, ricas em lipídios, ou gorduras, são ideais para a fabricação de biodiesel”, disse Colepicolo, ressaltando que, diferentemente dos vegetais terrestres, o cultivo de algas não necessita de fertilizantes nem de pesticidas.“Já as macroalgas possuem um alto teor de açúcar. Algumas espécies apresentam entre 50% e 60% de seu peso seco em polissacarídeos. São açúcares que, ao serem degradados por enzimas específicas, transformam-se em monômeros fermentáveis que dão origem ao etanol”, completou.

As macroalgas podem participar das pesquisas do etanol de terceira geração provenientes de carboidratos. “Trata-se de uma alternativa sustentável e ecologicamente correta, pois só usa água salgada e luz solar para crescer e não é necessária a utilização de agrotóxicos e fertilizantes”, disse

NOTÍCIA: PERDER PESO PODE CURAR RONCO

Estudo indica que perder peso é melhor forma de curar ronco
Folha de São Paulo, 27-04-2011
ANAHAD O'CONNOR
DO "NEW YORK TIMES"

O ronco crônico pode ser mais do que simplesmente uma chateação barulhenta.
Até três quartos dos roncadores também sofrem de apneia do sono, que causa interrupções na respiração ao longo da noite. A apneia eleva o risco de doenças cardíacas, derrames e hipertensão.

Os que buscam por uma cura são frequentemente aconselhados a dormir de lado, e não de barriga para cima, de forma que a base da língua não se desloque para o fundo da garganta, estreitando as vias aéreas e obstruindo a respiração. Para algumas pessoas, porém, alterar a posição de dormir pode não fazer tanta diferença.

Cientistas afirmam haver dois tipos de roncadores: os que roncam apenas quando dormem de barriga para cima e os que roncam em qualquer posição.
Um estudo que examinou mais de 2.000 pacientes de apneia do sono, conduzido por pesquisadores de Israel, descobriu que 54% eram "posicionais" ou seja, roncavam apenas quando dormiam de costas. O restante era "não-posicional". Outros estudos mostraram que o peso tem um papel importante. Num amplo estudo publicado em 1997, os pacientes que roncavam ou sofriam de anormalidades de respiração apenas quando dormiam de costas eram geralmente mais magros, enquanto seus equivalentes não-posicionais costumavam ser mais pesados. O grupo com sobrepeso, segundo os autores, demonstrava um sono pior e mais fadiga durante o dia.

Contudo, o estudo também descobriu que estes pacientes viram sua apneia melhorar quando perderam peso. Segundo a Fundação Nacional do Sono nos EUA, para aqueles com sobrepeso, emagrecer geralmente é a melhor forma de curar a apneia do sono e acabar com os roncos de vez.

Concluindo: dormir de lado pode ajudar a diminuir os roncos, mas pessoas com sobrepeso não verão grande diferença se não emagrecerem.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

MENSAGEM: UMA CARTA DE DEUS PARA VOCÊ!!!

♥♥♥ ☺Uma carta de Deus para Você !

FONTE:http://estudoscristaos.com/2010/08/mensagem-crista-uma-carta-de-deus-para-voce.html

Meu filho(a):

Pode ser que você não me conheça, mas Eu conheço tudo sobre você… (Salmos 139:1)
Eu sei quando te sentas e quando te levantas… (Salmos 139:2)
Todos seus caminhos Eu conheço… (Salmos 139:3)
E todos os cabelos de sua cabeça estão contados… (Mateus 10:29-31)
Porque você foi feito a minha imagem… (Gênesis 1:27)
Em mim você vive , se move e existe… (Atos 17:28)
Porque você é minha descendência…(Atos 17:28)
Te conheci ainda antes que você nascesse… (Jeremías 1:4-5)
Eu te escolhi quando planejei a criação… (Efésios 1:11-12)
Você não foi um erro, porque todos os seus dias estão escritos em meu livro… (Salmos 139:15-16)
Eu determinei o tempo exato de seu nascimento e onde viverías…(Atos 17:26)
Você foi criado de forma maravilhosa… (Salmos 139:14)
Eu te formei no ventre de sua mãe… (Salmos 139:13)
Eu tirei a você do ventre de sua mãe no dia em que nasceste… (Salmos 71:6)
Eu não estou aborrecido nem distante, sou a manifestação perfeita do amor… (1ºJoão 4:16)
E é o meu desejo gastar meu amor em ti, simplesmente porque você é meu filho e eu o teu Pai…(1ºJoão 3:1)
Te ofereço muito mais que o que teu pai terreno poderia dar-te (Mateus 7:11)
Porque Eu sou o Pai Perfeito… (Mateus 5:48)
Cada dádiva que você recebe vem de minhas mãos… (Tiago 1:17)
Porque Eu Sou teu provedor e Quem supre as suas necessidades… (Mateus 6:31-33)
O plano que Tenho para o Teu futuro está sempre cheio de esperança… (Jeremías 29:11)
Porque Eu te amo com amor eterno… (Jeremias 31:3)
Meus pensamentos sobre você são incontáveis como a areia do mar… (Salmos 139:17-18)
Me regozijo sobre ti con cânticos… (Sofonias 3:17)
Eu nunca pararei de fazer o bem para você… (Jeremías 32:40)
Porque você é o meu tesouro mais precioso… (Êxodo 19:5)
Eu desejo afirmar dando todo meu coração e toda a minha alma…(Jeremias 32:41)
E Eu quero te mostrar coisas grandes e maravilhosas… (Jeremias 33:3)
Se me buscar con todo seu coração, me encontrará… (Deuteronomio 4:29)
Deleita-te em mim e eu concederei os desejos do seu coração…(Salmos 37:4)
Porque Eu sou o que produz seus desejos… (Filipenses 2:13)
Eu pude fazer por você, muito mais do que poderia imaginar… (Efesios 3:20)
Porque Eu sou o sou teu maior consolador… (2º Tesalonicenses 2:16-17)
Quando teu coração está quebrantado, Eu estou perto de você… (Salmos 34:18)
Assim como o pastor que carrega a um cordeiro, Eu te carrego perto de meu coração… (Isaías 40:11)
Um dia Eu enxugarei cada lagrima de seus olhos e tirarei toda a dor que sofreu aqui nesta terra… (Apocalipse 21:3-4)
Eu sou teu Pai, e te amei como a meu filho Jesus( João 17:23)
Porque em Jesus, meu amor por você foi revelado ( João 17:26)
Ele é a representação exata do que Eu sou… ( Hebreus 1:3)
Ele veio demonstrar que Eu estou contigo, e não contra você ( Romanos 8:31)
E também a dizer que Eu não estarei contando seus pecados(2º Coríntios 5:18-19)
Porque Jesus morreu para que você e Eu pudéssemos ser reconciliados … (2º Corintios 5:18-19)
Sua morte foi a máxima expressão de amor por você… (1º João 4:10)
Por meu amor por você, farei qualquer coisa que ganhe teu amor (Romanos 8:31-32)
Se você recebe o presente de meu filho Jesus, você me recebe… (1º Juan 2:23)
E nenhuma coisa poderá separar outra vez você do meu amor… (Romanos 8:38-39)
Volte a casa e participe da maior festa celestial que nunca você viu … (Lucas 15:7)
Eu sempre fui seu Pai e para sempre serei… (Efesios 3:14-15)
A pergunta é…Quer você ser meu filho?… (João 1:12-13)
Eu estou esperando por você… (Lucas 15:11-32)

Com Amor, Seu Pai Onipotente.
Deus.

REPORTAGEM: TUDO SOBRE O RONCO - MITOS E VERDADES

DESCUBRA OS MITOS E AS VERDADES SOBRE O RONCO
Distúrbio do sono pode ser causado por obesidade, envelhecimento e outros fatores
Diego Junqueira, do R7, 10/04/2011
 
 
 

Queixo pequeno, língua grande e pescoço curto são algumas características que podem levar uma pessoa a roncar. Esse distúrbio do sono não indica necessariamente que a pessoa enfrenta um problema de saúde. No entanto, se ficar sem tratamento ou acompanhamento médico, a pessoa corre o risco de, no futuro, desenvolver algum problema de saúde.

As pessoas roncam quando suas vias respiratórias ficam menores. Esse estreitamento da passagem do ar é explicado por diversos fatores, como obesidade, envelhecimento e flacidez dos tecidos da garganta. Mas problemas craniofaciais também levam a esse problema, como desvio de septo (estrutura que separa as duas narinas), o tamanho e o formato da língua, a posição da mandíbula, entre outros. Com um espaço menor para passar, o ar acaba circulando com mais dificuldade, produzindo o som que é chamado de ronco. Apesar do espaço de passagem do ar ser menor, roncar não indica que a pessoa tem um problema de saúde.

Segundo o médico Arthur Castilho, otorrinolaringologista do Hospital Bandeirantes, o ronco é um problema de aspecto mais social.
- Não tem repercussão clínica, não tem consequência para a saúde.
A pessoa só deve ficar preocupada quando o ronco vem acompanhado de fragmentação do sono e da apneia do sono, segundo a otorrinolaringologista Fernanda Martinho, do Instituto do Sono da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
- O ideal é não roncar, mas só o ronco não dá repercussão clinica. A não ser que a pessoa não trate o problema e isso se transforme, ao longo dos anos, em um quadro de apneia.

APNEIA DO SONO

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono ocorre quando as vias respiratórias ficam completamente fechadas. Com isso, a pessoa fica sem respirar por alguns segundos.
Castilho explica que a gravidade da apneia depende do número de pausas respiratórias e do tempo de duração delas.
- Quanto maior a pausa, maiores os impactos no organismo.
Esse distúrbio faz com que a pessoa não durma bem, o que prejudica o reflexo e a capacidade de concentração, além de causar sonolência diurna. Castilho explica que, em vez de a pessoa passar a noite descansando, o organismo dela está trabalhando.

O médico Fausto Ito, especialista em distúrbios do sono, diz que a consequência disso é o aumento da produção de cortisol e adrenalina, hormônios relacionados ao estresse. Essas substâncias provocam resistência à ação da insulina no corpo e podem levar a pessoa a desenvolver o diabetes.
A pressão sanguínea também aumenta e a atividade cardíaca também. O organismo desse paciente também fica com seu sistema de defesa comprometido, diz Ito.
- Devido ao sono fragmentado, diminui a produção das células que trabalham na defesa do corpo. Isso aumenta as chances de a pessoa ter doenças, principalmente gripes e resfriados.

VEJA OS MECANISMOS DE AÇÃO (RESPIRAÇÃO NORMAL/ RONCO/ APNÉIA DO SONO):
 
TRATAMENTO

Existem diversos procedimentos que podem corrigir o ronco e a apneia do sono. Se a pessoa sofre apenas de ronco, algumas medidas de comportamento, como fazer atividades físicas, já ajuda a diminuir. Mas no caso de o distúrbio ser causa por alguma má formação facial, como desvio de septo, o paciente deverá passar por procedimento cirúrgico.

Para quem sofre de apneia, além desses procedimentos, também poderá recorrer a aparelhos que impedem o fechamento das vias respiratórias. Há aparelhos bucais, usados durante o sono, que trazem a base da língua para frente e mantêm livre a passagem de ar.

Existem ainda máscaras que o paciente usa enquanto dorme. Colocadas no nariz, elas injetam ar comprimido dentro das vias respiratórias. Mas, segundo Castilho, essas máscaras são de difícil adaptação.

MAS ANTES DE QUALQUER TRATAMENTO, O PACIENTE PRECISA BUSCAR UM ESPECIALISTA E FAZER O EXAME DE POLISSONOGRAFIA, QUE VAI EXPLICAR OS MOTIVOS DO RONCO OU DA APNEIA.

CONFIRA ABAIXO OS MITOS E VERDADES SOBRE O RONCO

1) O ronco é uma doença?
Mito. O ronco por si só não causa nenhum dano à saúde, além do barulho. Mas o ronco pode, em alguns casos, causar fragmentação do sono ou ainda vir acompanhado de apneia do sono. Nessa situação, a pessoa já está enfrentando problemas de saúde e precisa procurar um especialista.
Quando o paciente só ronca, algumas medidas comportamentais já são suficientes, como atividades físicas e perda de peso, diz Fernanda. Mas quem ronca pelo menos quatro vezes por semana precisa investigar as causas do problema.
- A pessoa com ronco pode não se tratar, mas tem que ter acompanhamento [médico] ao longo dos anos.

2) A apneia do sono é uma consequência do ronco?
Mito. A apneia não é uma consequência direta do ronco. Há pessoas que apenas roncam, outros que têm somente a apneia e há também quem sofra dos dois problemas.
No entanto, Fernanda explica que o ronco pode se transformar em apneia do sono por causa do envelhecimento da pessoa.
- O ronco é um problema evolutivo. Uma pessoa que ronca por 20 anos e não se trata pode vir a ter apneia.

3) O ronco afeta mais quem dorme de barriga para cima?
Verdade. Ao dormir de barriga para cima, a língua pode cair para trás e dificultar a passagem do ar pela faringe. Com um espaço mais reduzido, o ar passa de forma mais rápida, causando o ronco. Se a língua da pessoa for muito grande, a passagem de ar pode ser totalmente obstruída, o que causa a apneia do sono.
Especialistas alertam, no entanto, que a pessoa pode roncar em qualquer posição.

4) A forma do pescoço e da língua pode causar ronco?
Verdade. O ronco e a apneia do sono podem ser causados por diversas razões, entre eles problemas craniofaciais, como tamanho e posição da língua, formato da mandíbula, flacidez dos músculos da garganta e gordura na região do pescoço.

5) O ronco indica que a pessoa teve sono profundo?
Esse é um dos maiores mitos sobre o sono. Apesar de o ronco não ser um problema de saúde, a pessoa pode ser despertada pelo próprio ronco. Assim, a pessoa não descansa e acaba acordando com sono e indisposta.

6) O ronca afeta mais os idosos?
Verdade. Com o envelhecimento, os músculos da faringe e da laringe ficam mais flácidos, o que favorece o estreitamento da passagem de ar. É por isso que pessoas acima de 60 anos estão mais suscetíveis ao ronco e a distúrbios respiratórios.

7) O ronco afeta mais os homens obesos?
Verdade. A obesidade é um fator de risco para o ronco e a apneia do sono, principalmente entre os homens. Isso porque, enquanto as mulheres engordam mais da cintura para baixo, eles acabam ganhando mais peso da cintura para cima, em áreas como o pescoço. Com mais gordura na região cervical, diminui o espaço para a passagem de ar dentro da garganta, o que pode levar ao ronco.

8) Chacoalhar faz a pessoa parar de roncar?
Não necessariamente. Quando você chacoalha a pessoa que está roncando, ela pode até parar de roncar porque muda o padrão respiratório. Mas isso acontece só por algum tempo e a pessoa volta a roncar. Além disso, ao ser chacoalhada, a pessoa fica com o sono mais superficial, podendo até acordar, o que causa mais danos ainda.

BUSQUE AJUDA!!!
TENHA UM SONO SAUDÁVEL!!!

REPORTAGEM: PESQUISA COM CÉLULAS-TRONCO PARA CASOS DE PARAPLEGIA

○○○PESQUISA COM CÉLULAS-TRONCO MIRA PARAPLEGIA
O Estado de São Paulo, 26-04-2011
Tiago Décimo

Após quatro anos de testes em animais domésticos, uma terapia inédita para devolver sensibilidade a vítimas de trauma raquimedular - lesão que causa comprometimento da função da medula espinhal - começa a ser testada em humanos na Bahia.

O tratamento, desenvolvido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-BA), em parceria com os Hospitais São Rafael e Espanhol e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), consiste na aplicação de células-tronco mesenquimais, retiradas da medula óssea da bacia dos próprios pacientes, diretamente na região onde ocorreu o trauma.

O procedimento foi testado inicialmente em dois gatos, no início de 2007. Eles não tinham sensibilidade nem controle da musculatura do abdome à cauda. Em um mês, recuperaram a sensibilidade. Um deles voltou a ficar sobre as quatro patas 15 dias após o início do tratamento. No total, dez animais domésticos, entre cães e gatos, foram submetidos ao procedimento. Todos haviam perdido completamente os movimentos dos membros inferiores após traumas. Monitorados por um ano, eles recuperaram a sensibilidade dos membros e o controle da bexiga. A maioria também voltou a se sustentar sobre as quatro patas e alguns ensaiaram passos.

O primeiro paciente humano foi um policial militar de 45 anos, que perdeu a sensibilidade dos membros inferiores há cinco anos, após cair do telhado. Ele recebeu uma cultura de células, cultivada por um mês, no último dia 14. Agora, passa por duas sessões de fisioterapia, diariamente, e está sob monitoramento. Além dele, 19 voluntários serão submetidos ao teste, nesta fase, que deve seguir até o fim do ano.

Os pacientes são escolhidos com base em um perfil bastante específico, que inclui itens como trauma fechado (sem exposição da medula), ocorrido há mais de seis meses e que resultou em paraplegia completa.

"Neste momento, o foco principal do teste é a segurança do procedimento. Por isso, trabalhamos com culturas pequenas de células", diz a médica responsável pela triagem e acompanhamento dos pacientes do Hospital São Rafael, Ticiana Ferreira.

A coordenadora do Centro de Tecnologia e Terapia Celular do Hospital São Rafael e pesquisadora da Fiocruz-BA, Milena Soares, porém, adverte que o procedimento está apenas no início dos testes. "A gente ainda não sabe qual seria o número ideal de células para que os pacientes voltem a ter sensibilidade, pode ser até necessário aplicar mais de uma dose para que se tenha os resultados esperados", afirma.

Por outro lado, ela lembra que, em animais, os primeiros resultados foram detectados poucas semanas depois da aplicação das células - e que, em humanos, os efeitos podem ser potencializados. "É mais difícil fazer fisioterapia em animais - e, às vezes, seus donos não tinham disponibilidade para levá-los ao tratamento", argumenta. "Em dois ou três meses esperamos ter algum tipo de resposta."

Esperança- Ticiana Ferreira do Hospital São Rafael cita: "Temos a expectativa de que (o paciente que recebeu as células-tronco adultas) volte a ter sensibilidade e a controlar alguns músculos, talvez em seis meses".

LEGISLAÇÃO: PORTARIA: MS/GM Nº794 - INSTITUI A REDE NACIONAL DE PESQUISA CLÍNICA

Portaria MS/GM nº 794
Cremesp, 25-04-2011

Institui a REDE NACIONAL DE PESQUISA CLÍNICA em Hospitais de Ensino
MINISTÉRIO DA SAÚDE
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA MS/GM Nº 794, DE 13 DE ABRIL DE 2011

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e

Considerando os objetivos e as atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS), de incrementar o desenvolvimento científico e tecnológico conforme o art. 6º, inciso X, da Lei Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, e em consonância com o disposto no art. 200, inciso V, da Constituição;

Considerando as atribuições do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde em definir diretrizes e promover a avaliação tecnológica visando à incorporação de novos produtos e processos pelos gestores, prestadores e profissionais dos serviços de saúde, conforme a Portaria Nº 1.418/GM/MS, de 24 de julho de 2003;

Considerando a Portaria Nº 2.510/ GM/MS, de 19 de dezembro de 2005, que instituiu a Comissão para Elaboração da Política de Gestão Tecnológica no âmbito do SUS;

Considerando a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde que tem como pressuposto respeitar as necessidades nacionais e regionais de saúde, aumentar a indução seletiva para a produção de conhecimentos, de bens materiais e processuais nas áreas prioritárias para o desenvolvimento das políticas sociais;

Considerando a Chamada Pública MCT/MS/FINEP - Ação Transversal - para Implantação de Unidades de Pesquisa Clínica - 04/2005, como medida para viabilizar a estruturação física e a  implantação de centros de pesquisa clínica associados a hospitais de ensino;

Considerando a necessidade de apoio financeiro para o fortalecimento da capacidade de  produção de conhecimento baseado em contextos locais nos hospitais de ensino; e

Considerando que o Projeto Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Saúde, por meio do Pacto pela Saúde, do Programa Mais Saúde - Direito de Todos, vem implementando uma política cooperativa de qualificação das ações do SUS por meio da organização de redes integradas e regionalizadas de saúde no território brasileiro, resolve:

Art. 1° Esta Portaria institui a Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC) em Hospitais de Ensino composta pelas instituições nominadas no Anexo a esta Portaria.

Art. 2º Constituem-se objetivos da RNPC:
I - desenvolver todas as fases de ensaios clínicos de medicamentos, produtos, procedimentos, equipamentos e dispositivos para diagnósticos em seres humanos, de acordo com os requisitos éticos nacionais e internacionais, bem como as Boas Práticas Clínicas e as normas de Vigilância Sanitária;II - capacitar recursos humanos em pesquisa clínica; eIII - instituir e coordenar as sub-redes de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino,  considerando as diferentes especialidades das Ciências da Saúde.

Parágrafo único. O efetivo comprometimento das unidades deverá, em qualquer  circunstância, sustentar-se em dois princípios:
I- as relações institucionais entre os centros de pesquisa clínica que compõem a Rede Nacional de Pesquisa Clinica em Hospitais de Ensino e os contratadores de seus serviços; e II- os protocolos que, do ponto de vista do Ministério da Saúde, forem considerados prioritários ao SUS, terão precedência aos demais.

Art. 3º Fica instituído, no âmbito do Ministério da Saúde, o Comitê Gestor da RNPC, com o objetivo de programar as ações, coordenar e supervisionar a execução das atividades técnicas  e administrativas que se fizerem necessárias para o bom funcionamento da RNPC e suas sub-redes, com regulamento próprio.

Art. 4º Ao Comitê Gestor compete:
I - estabelecer diretrizes e políticas relativas à realização de pesquisa clínica;II - propor, aprovar e alterar os procedimentos de cooperação das unidades da rede;III - definir critérios para admissão e exclusão de Unidades na Rede;IV - estimular a integração das atividades de pesquisa clínica entre os hospitais de ensino da rede; eV - delinear o planejamento orçamentário da rede.

Art. 5º O Comitê Gestor da RNPC será composto dos membros a seguir relacionados:
I - um representante do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT/SCTIE/MS), que o coordenará;II - um representante do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); e III - o coordenador de cada uma das unidades que integram a RNPC em Hospitais de Ensino, designado por cada uma das instituições em documento próprio e encaminhado ao DECIT/SCTIE/MS.
§ 1º As reuniões do Comitê Gestor serão coordenadas pelo representante do DECIT/SCTIE/MS e, na sua ausência, por qualquer um dos membros titulares, segundo sua indicação.§ 2º Os membros do Comitê Gestor, titulares e suplentes, serão indicados pelos respectivos órgãos.§ 3º Os membros titulares e suplentes serão designados em ato do Secretário da Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos.

Art. 6º O Comitê Gestor poderá convocar entidades ou pessoas do setor público e privado, que atuem profissionalmente em atividades relacionadas à matéria, sempre que entenda  Necessária a sua colaboração para o pleno alcance dos seus objetivos.

Art. 7º O Comitê Gestor indicará um centro coordenador, por um período de dois anos, como órgão de articulação, gestão das atividades da rede e operacionalização das políticas estratégicas e das prioridades de pesquisa em saúde.

Art. 8º As despesas decorrentes do disposto nesta Portaria correrão à conta das dotações orçamentárias do Ministério da Saúde.

Art. 9º As funções dos membros do Comitê Gestor não serão remuneradas e seu exercício será considerado de serviço público relevante.

Art. 10. O Comitê Gestor elaborará seu regimento interno, no prazo máximo de noventa dias, contados a partir da data de sua instalação, submetendo-o à aprovação do Ministro de Estado  da Saúde.

Art. 11. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

REFLEXÃO: LIDERAR É SERVIR!!!

Seja um Líder Servidor!!!

" Qualquer um que queira ser um líder entre vocês deve primeiro ser o servidor.
Se você pode liderar, deve servir".
É o que Jesus Cristo nos ensinou.

"Nenhuma pessoa com honestidade intelectual pode negar que a vida de Jesus exerceu uma grande influência na história. E ainda exerce até hoje. Até o grande general francês Napoleão Bonaparte se rendeu às evidências:

'Alexandre, César, Carlos Magno e eu fundamos impérios,
mas em que baseamos nossas criações geniais?
Na força.
Jesus Cristo fundou Seu império
 baseado no Amor e
até hoje milhões de pessoas morreriam por Ele.'

Fonte: Livro
 - Como se Tornar um Líder Servidor: Os Princípios de O Monge e O Executivo, pág 40-42, (James C. Hunter).

Assista ao vídeo (Vá para o Topo da Vida),
e aprenda como Jesus é um exemplo de líder a ser seguido:



REPORTAGEM: CUIDADO COM A PÍLULA!!!

Risco de trombose é duas vezes maior com nova pílula
Folha de São Paulo, 25-04-2011
JULIANA VINES

Mulheres que tomam anticoncepcionais de última geração têm duas vezes mais risco de ter trombose do que aquelas que tomam pílulas mais antigas, vendida desde a década de 1970.
A conclusão é de dois estudos, publicados na quinta-feira, feitos com 1,2 milhão de mulheres de 15 a 44 anos.

De acordo com especialistas, é consenso que pílulas causam alterações na circulação sanguínea. Mas, dependendo do tipo de hormônio e da dosagem, esses efeitos podem ser maiores.

Segundo a pesquisa, as fórmulas com drospirenona, um derivado da progesterona, trazem mais risco do que as com levonorgestrel, outro derivado do hormônio. O levantamento foi feito por pesquisadores americanos e neozelandeses usando bases de dados dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Para o cirurgião vascular Nelson Wolosker, do Hospital Israelita Albert Einstein, o interessante da pesquisa é que foram excluídas todas as pacientes que tinham algum fator de risco para trombose, como histórico familiar, obesidade e tabagismo.

Isso quer dizer que mesmo mulheres saudáveis podem ter complicações, ainda que a probabilidade seja baixa. No estudo, foram registrados 30,8 casos de trombose por 100 mil mulheres que tomaram drospirenona e 12,5 casos por 100 mil que usaram levonorgestrel.
"Diante dos resultados, talvez seja melhor usar a pílula antiga", diz Wolosker.

COMPLICAÇÕES

Quem tem algum fator de risco deve evitar qualquer contraceptivo hormonal e partir para os não hormonais.

"Os hormônios fazem com que as plaquetas coagulem mais facilmente na presença de um estímulo", diz Antonio Mansur, cardiologista do Hospital das Clínicas de SP.

A trombose causa inchaço, dor e, se o coágulo se desprender, pode levar à embolia pulmonar.

Segundo o ginecologista Claudio Bonduki, da Unifesp, a pesquisa só reforça a importância de um exame clínico antes de a mulher começar a tomar anticoncepcional.

"Há várias fórmulas. Cada hormônio tem suas vantagens e desvantagens. É preciso analisar o histórico.

NOTÍCIA: BRASIL VAI PRODUZIR 4 NOVOS REMÉDIOS

Brasil vai produzir quatro novos medicamentos
Ministério da Saúde, 25-04-2011

Parcerias permitirão produção nacional de remédios contra mal de Parkinson, aids, artrite reumatóide e doença de Crohn. Economia chegará a R$ 700 milhões

Quatro novos medicamentos serão fabricados no país a partir de parcerias entre empresas públicas e privadas articuladas pelo Ministério da Saúde. Os acordos que viabilizam a produção nacional de tratamentos de doença de Parkinson, aids, artrite reumatóide e doença de Croh foram assinados nesta terça-feira, 5 de abril, em reunião com representantes do governo federal e da indústria farmacêutica realizada no auditório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAs), em Brasília.

As novas Parcerias Público-Privadas (PPPs) fortalecerão o complexo industrial brasileiro e resultarão em uma economia de R$ 700 milhões no decorrer de cinco anos – período em que o país deverá se tornar autossuficiente na produção destes medicamentos. “Essas parcerias representam perspectiva de ampliar o acesso da população a medicamentos e, ao mesmo tempo, o nosso compromisso de enfrentar cada passo para o desenvolvimento tecnológico do Brasil”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. As medidas também prevêem redução do déficit anual de mais de US$ 10 bilhões na balança comercial do setor de saúde.

“Estas parcerias fortalecem a indústria nacional e contribuem para tornar o país independente do mercado internacional de medicamentos e insumos”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha. “Com a economia que vamos obter, ampliaremos e melhoraremos o acesso da população a medicamentos e outros produtos para a saúde”, completa.

As quatro novas parcerias envolvem o laboratório público Farmanguinhos e o privado Bristol Myers/Nortec para a produção do antirretroviral Atazanavir (aids); o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe) e o Merck Sharp & Dohme (MSD) / Nortec para produção do antirretroviral Raltegravir (aids) e a Fundação para o Remédio Popular (Furp) e o Boehringer/Nortec para a produção do Pramipexol (mal de Alzheimer). Além disso, o Instituto Vital Brazil (IVB) e a PharmaPraxis vão se unir em um projeto de pesquisa para a fabricação do medicamento Adalimumabe (artrite reumatóide e doença de Crohn).

As parcerias compõem uma série de iniciativas do Complexo Industrial da Saúde, uma frente de trabalho do governo federal, com a participação da sociedade civil, para o fortalecimento da indústria nacional. As ações são articuladas por um grupo executivo coordenado pelo Ministério da Saúde.

AVANÇOS – Com as novas PPPs, já são 24 as parcerias público-privadas na área da saúde (ver Tabela 2 ao fim do texto). Elas permitem a produção nacional de um total de 29 produtos estratégicos (28 princípios ativos e o contraceptivo DIU), por meio de transferência de tecnologia. Estas 24 parcerias envolvem nove laboratórios públicos e 20 privados.
Atualmente, o governo federal gasta R$ 1,5 bilhão com a importação dos 29 medicamentos, sendo R$ 300 milhões só com os quatro incluídos nas PPPs formalizadas nesta terça-feira (5).

As quatro novas parcerias para o desenvolvimento do complexo industrial brasileiro

Instituições - Produto - Doença
FARMANGINHOS - Bristol Myers/Nortec Atazanavir Antirretroviral – aids
FURP – Boehringer/Nortec Pramipexol Doença de Parkinson
LAFEPE - Merck Sharp & Dohme/Nortec Raltegravir Antirretroviral – aids
IVB - PharmaPraxis Adalimumabe - Artrite rematóide e doença de Crohn

NOTÍCIA: PROIBIDA COBRANÇA DE VALORES ADICIONAIS DE CONSULTAS MÉDICAS

ANS proíbe a cobrança de valores adicionais por consultas
Diário Comercial, 25-04-2011

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou que as operadoras de seguros e planos de saúde devem oferecer alternativa de atendimento quando o prestador de serviço credenciado cobrar valor adicional do usuário.
A manifestação da agência reguladora ocorre depois que médicos do Distrito Federal passaram a cobrar uma sobretaxa de até R$ 60 por consulta dos clientes de planos de saúde.

"É vedada a cobrança de valores adicionais por consultas ou qualquer outra prestação de serviço que tenha cobertura obrigatória pelo plano contratado. Caso algum prestador de serviço de saúde anuncie a cobrança de valores adicionais para o beneficiário, a operadora deve ser comunicada e oferecer alternativa de atendimento sem qualquer ônus", disse o comunicado da agência.

Segundo a agência, o usuário não pode sofrer prejuízo por causa da negociação entre as operadoras e os profissionais credenciados, principalmente de acesso ao atendimento. A ANS informou ainda que denúncias de desrespeito aos direitos dos clientes devem ser feitas nos núcleos de atendimento da agência ou pelo telefone 0800 701 9656.

"Nas localidades em que o acesso seja gravemente comprometido, a ANS poderá determinar a suspensão da comercialização de planos de saúde até que o acesso seja restabelecido, sem prejuízo das penalidades cabíveis", informou a agência. Os médicos têm feito as cobranças amparados em uma resolução do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), que alterou a forma de pagamento dos honorários médicos. De acordo com as novas regras, os planos de saúde deverão pagar os honorários diretamente ao médico e não mais por intermédio do hospital particular. Além disso, os valores serão negociados entre as entidades médicas e as operadoras.

A resolução autoriza o médico a cobrar o valor diretamente dos clientes do plano de saúde que não aceitar pagar o valor estipulado. Em nota, o CRM-DF alega que as cobranças estão ocorrendo porque as operadoras estão em desacordo com as normas. As operadoras, segundo o conselho, devem pagar aos médicos credenciados os honorários estipulados na tabela da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, elaborada pela classe médica. Em geral, valor superior ao atual pago pelas operadoras. No caso de cobrança, o CRM disse que o paciente deve pedir o reembolso ao convênio.

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que representa 15 grupos de operadoras de planos de saúde, informou, também em nota, "que a decisão de cobrar pelas consultas diretamente dos beneficiários foi tomada unilateralmente". O promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Trajano Sousa, orientou o paciente a guardar o recibo do valor adicional e buscar o reembolso. Sousa irá chamar as operadoras para tentar um entendimento. Segundo ele, o Ministério Público do Distrito Federal irá também analisar a validade legal da resolução. Antes das regras entrarem em vigor, o ministério propôs mudanças, rejeitadas pelo CRM, de acordo com o promotor.

ARTIGO: COMUNICAÇÃO COM SURDOS/ LIBRAS

-> Por Enfª Patrícia Trasmontano.

Prezados leitores,

A comunicação é muito importante para o nosso crescimento bio-psicossocial.
Logo, relacionar-se com os outros é uma prática saudável.
Mas, não podemos esquecer que muitas vezes encontramos dificuldades,
devido as variações linguísticas e culturais.
Através desse artigo,
gostaria de lhe chamar a atenção quanto a importância de conversarmos e interagirmos
com  as pessoas portadoras de deficiência auditiva. Eles também tem o direito de se manterem informados com o que acontece a sua volta.

Gostaria de convidá-los a assistir uma apresentação do Hino Nacional Brasileiro em LIBRAS para início de conversa. Que tal???



“A voz dos surdos são as mãos e os corpos que pensam, sonham e expressam (...) Pensar sobre a surdez requer penetrar no ‘mundo’ dos surdos e ouvir as mãos que com alguns movimentos nos dizem o que fazer para tornar possível o contato entre os mundos envolvidos (...)”.

(Ronice Quadros)

     ***CONCEITUANDO...

Deficiência Auditiva: a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons.

Surdo: o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum;

Parcialmente Surdo: aquele cuja audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva.

CAUSAS:

Deficiência Congênita: hereditariedade, viroses maternas (rubéola, sarampo), doenças tóxicas da gestante (sífilis, citomegalovírus, toxoplasmose), ingestão de medicamentos ototóxicos (que lesam o nervo auditivo) durante a gravidez, por exemplo;

Deficiência Adquirida: predisposição genética (otosclerose), meningite, ingestão de remédios ototóxicos, exposição a sons impactantes (explosão), viroses, entre outras.

INFORMAÇÕES RELEVANTES:

Segundo dados da OMS, estima-se que cerca de 2,5% da população seja portadora de deficiência auditiva.

No Brasil há aproximadamente 6 milhões de surdos.

No Brasil, o dia 26 de setembro celebra o Dia do Surdo.

A BUSCA DA CIDADANIA...

- Assegurar o bem-estar social: reconhecer que o portador de deficiência auditiva possui Direitos e Deveres como qualquer outro cidadão.

- Os surdos não devem ser considerados portadores de deficiência física, e sim formadores de uma comunidade linguística minoritária.

- Dispor a conhecer a Língua de sinais da comunidade surda, afim de acolhê-lo.

- Desmistificar a falsa lógica que diz que as minorias é que devem adaptar-se à minoria.

ALGUMAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO:

- LIBRAS;
- Comunicação Total (utilização de todos os recursos lingüísticos, orais ou visuais, simultaneamente, privilegiando a comunicação, e não apenas a língua);
- Bilingüismo (acredita que o surdo deve adquirir a língua dos sinais como língua materna, com a qual poderá desenvolver-se e comunicar-se com a comunidade de surdos, e a língua oficial de seu país como segunda língua);

CONHECENDO LIBRAS...

Ao contrário do que muitos pensam, a língua de sinais não é universal, nem mesmo a nível nacional existe uma padronização. Em cada país, a língua de sinais tem uma estrutura diferente, embora muito parecida.
No Brasil existem a LIBRAS e a LSKB (Língua de Sinais Kaapor Brasileira).


è    RESPALDO LEGAL

LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002.
Regulamento que  dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.

Parágrafo único.Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil”.


      CONSELHOS ÚTEIS:

- Procure interagir com surdos e sua comunidade;
- Não tenha medo de errar;
- Observe: configuração de mão, ponto de articulação, movimento e expressão corporal;
- Mantenha-se no campo visual do surdo;
- Se não souber uma palavra, soletre em LIBRAS ou busque palavras que se aproximem;
- Se você quiser chamar a atenção de um surdo, procure tocá-lo no ombro se estiver próximo, ou acene com os braços se estiver distante;
- Certifique-se de que ele entendeu o que você propôs a dizer.

EXPERIÊNCIA DE VIDA...

“(...) usem seus olhos como se amanhã fossem perder a visão. E o mesmo se aplica aos outros sentidos.
Ouça a música das vozes, o canto dos pássaros, os possantes acordes de uma orquestra, como se amanhã fossem ficar surdos.
Toquem cada objeto como se amanhã perdessem o tato.
Sintam o perfume das flores, saboreiem cada bocado, como se amanhã não mais sentissem aromas nem gostos.
Usem ao máximo todos os sentidos; goze de todas as facetas do prazer e da beleza que o mundo lhes revela pelos vários meios de contacto fornecidos pela natureza”.

(Helen Keller)


       PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ACESSE :


      - Manual de LIBRAS para downloud

- Dicionário de Libras interativo

- Mundo dos Surdos



 PASSE ADIANTE ESTA CAUSA: INCLUSÃO SOCIAL
DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA!!!

APRENDA O ALFABETO EM LIBRAS:



Marcadores