sexta-feira, 25 de novembro de 2011

NOTÍCIA: EXPLICADO OS MISTÉRIOS DA HOMEOPATIA

Física quântica para explicar os mistérios da homeopatia
Correio Lageano, 05-11-2011

Com mais de 200 anos de história, a homeopatia ainda é um ramo da medicina que é visto com certa restrição. Para tentar mudar essa visão, o físico Walmir Ronald Guimarães Silva, se vale de um dos ramos mais avançados da ciência, a física quântica para provar que a homeopatia funciona.

A homeopatia é uma espécie de remédio que consiste em diluir uma “tinta-mãe” (o componente ativo que estimularia a cura) em água. O coordenador do laboratório de Homeopatia Vegetal da Epagri, professor Pedro Boff explica que se coloca uma parte de tinta-mãe para 100 partes de água, e então se chacoalha de uma forma chamada ‘sucução’.

Depois, o líquido resultante dessa solução se dilui novamente em mais 100 partes de água e se repete isso várias vezes. O resultado é uma solução que praticamente não possui nenhuma molécula de componente ativo, e essa seria a principal razão que os cientistas não aceitariam a homeopatia como um remédio.

Walmir se utiliza de conhecimentos de física quântica para provar isso. Segundo experimentos feitos por ele, o que faz funcionar um remédio homeopático não é a molécula do princípio ativo, mas as ligações químicas de “funções onda”. Essas “funções onda” são como um dispositivo que faz com que exista o funcionamento de algo mesmo que ele não esteja ali.

Mesmo Walmir reconhece que é algo difícil de explicar, porque foge a quase tudo que aprendemos na escola. “Todos os livros de biologia, química,física precisam ser reescritos de acordo com as leis da física quântica”. Essa “função onda” seria algo que vai além do espaço tempo, onde o objeto não precisa estar necessariamente em um local para que tenha um efeito prático.

A prova de que a homeopatia é ineficiente é questionada por Walmir. Um dos argumentos mais fortes usados pela medicina tradicional é a de que os resultados positivos conseguidos através da homeopatia não seriam nada mais que um “efeito placebo”, onde a pessoa pensa que está recebendo remédio e se sente melhor por causa disso, mesmo que não exista nada de efetivo. “Efeito placebo? Por que funciona em plantas então? Em plantas não tem como ter efeito placebo”, questiona o pesquisador.

Ele, que é formado em física, conheceu a homeopatia quando sua mãe ficou doente, e ele quis ajudá-la, foi onde começou o interesse.

A carroça e a descoberta da homeopatia

A sucução é parte essencial da homeopatia, segundo as pesquisas de Walmir. “É assim que se faz a ligação que faz o efeito acontecer”, explica. O pesquisador explica que as pessoas não sabem o porquê da sucução, mas fazem como uma espécie de ‘tradição’, mas que funciona.
A descoberta da sucução se deu há cerca de dois séculos atrás, quando Christian Hahnemann, criou o termo. Ele levava os remédios diluídos de carroça, mas notou que em algumas pessoas a homeopatia não funcionava. Isso acontecia sempre com as primeiras a receberem o remédio, as que ficavam mais distantes acabavam tendo os benefícios de cura.

“Hahnemann percebeu que o andar da carroça, que ‘batia’ os remédios, através de solavancos e pedras durante o caminho, é que faziam com que o remédio funcionasse”, explica Walmir.Por causa dessa constatação é que se começou a fazer a sucução, onde, a cada diluição, se chacoalha por 100 vezes a solução. “Ele (Christian Hahnemann) não sabia como, mas sabia que funcionava e agora estou provando cientificamente que funciona”, diz o pesquisador.

Pesquisas estão sendo feitas em Lages

O professor Walmir Silva veio até a Epagri para fazer uma palestra para o curso de formação em terapêutica homeopática. A estação experimental da Epagri faz pesquisas na área de homeopatia e está construindo um dos maiores laboratórios do Brasil nesta área. O prédio teve um investimento da Finep de R$ 333 mil reais e trabalha com homeopatia voltada para a área agropecuária.

Segundo Walmir a homeopatia pode ser uma alternativa para a quantidade de agrotóxicos que se usa nas plantações hoje em dia. “Cada pessoa come, em média, cinco quilos de agrotóxico por ano”, explica

2 comentários:

  1. muito bom ler isso, a homeopatia salvou minha filha de uma das piores dermatitis atopicas que eu ja vi. depois de tentar tratamento proposto por 4 dermatologistas diferentes, encontramos na homeopatia o unico tratamento que surtiu efeito e hoje ela esta muito bem. nao acredito mesmo que tenha sido efeito placebo pois ela era uma crianca de 4 anos quando comecou a receber as doses homeopaticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Que bom que a sua filha teve um bom resultado!!!
      Creio que há diversas formas de se tratar as questões físicas humanas, entre outras. E realmente, a homeopatia é um caminho...

      Agradeço a sua contribuição aqui no Blog,

      Vamos gerar saúde!!!

      Excluir

Marcadores