sábado, 19 de novembro de 2011

NOTÍCIA: ALERTA AO RISCO DE DOENÇAS OCULARES

Campanha alerta para o risco de doenças oculares
De acordo com a SBD, estima-se que cerca de 11 milhões de pessoas tenham diabetes no Brasil
Agência Brasil, 11/11/2011

A retinopatia, a catarata precoce e a degeneração macular relacionada à idade estão entre as graves complicações que podem afetar portadores de diabetes que não controlarem de forma adequada a doença. O Dia Mundial de Combate ao Diabetes é lembrado na próxima segunda-feira (14).

Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HSE) promoveram hoje (10) a campanha Viver, Porque Ver É Viver.

O alerta da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) é com relação ao risco dessas doenças oculares, especialmente a retinopatia diabética, que pode causar a perda da visão definitivamente, segundo o presidente da SBO, Aderbal Alves Jr.

O presidente da SBO destacou a importância do exame anual de fundo de olho para os portadores de diabetes. Segundo Alves Jr., o exame é essencial para o diagnóstico precoce da retinopatia, doença ocular que, mais cedo ou mais tarde, acaba afetando a maior parte dos diabéticos. “Se a pessoa viver muito, em algum momento, tem uma chance enorme de ter a retinopatia. Pode ser até em um grau leve, se a pessoa tratar bem o diabetes, o que diminui muito a chance de ter essa complicação [a perda da visão]”, explicou.

Uma pesquisa inédita da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), divulgada esta semana, confirmou que a população brasileira ainda tem dúvidas sobre o que é a doença e como ela pode ser controlada. Menos da metade (49%) dos mais de 2 mil entrevistados não souberam definir o diabetes e 50% disseram que um diabético pode levar uma
vida normal. Os diferentes tipos da doença – diabetes tipo 1, tipo 2 ou mellitus e gestacional – são desconhecidos de 51% das pessoas ouvidas na pesquisa.

De acordo com a SBD, estima-se que cerca de 11 milhões de pessoas tenham diabetes
no Brasil. Em todo o mundo, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, o total de pessoas portadoras da doença pode chegar aos 250 milhões, número que pode alcançar os 380 milhões em 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores