quarta-feira, 31 de agosto de 2011

NOTÍCIA: PIMENTA PICANTE TRATA RENITE

Pimenta Picante Ajuda A Combater Sintomas Da Rinite
Spray nasal feito de capsaicina tem ação mais rápida e eficiente para aliviar sintomas causados pela inflamação da mucosa do nariz
Veja, 29-08-2011

Até agora, já se sabia que a ingestão de pimentas picantes pode ajudar no emagrecimento e até no controle da pressão sanguínea. E os resultado de um novo estudo acabam de aumentar o leque de benefícios que o tempero traz à saúde. De acordo com uma pesquisa publicada no Annals of Allergy, Asthma & Immunology, um spray nasal com ingredientes derivados das pimentas da família da Caspicum annum (entre elas, a mexicana jalapenho e a pimenta-caiena) pode ajudar a tratar inflamações nas cavidades sinusais da via respiratória, como as rinites não alérgicas.

A Caspicum annum contém uma substância chamada capsaicina, que é uma das responsáveis pela sensação de calor desse tipo de pimenta. O composto é ainda ingrediente ativo de diversos medicamentos tópicos usados para o alívio temporário da dor – comercializados livremente nos Estados Unidos.

A rinite não alérgica é uma condição do trato respiratório superior, que se caracteriza pela inflamação da membrana da mucosa do nariz, sem uma reação alérgica envolvida. Os sintomas costumam ser desencadeados por certos odores ou substâncias irritantes no ar, mudanças no clima, alguns medicamentos, determinados alimentos e condições crônicas de saúde.

A equipe conduzida pelo pesquisador em alergia Jonathan Bernstein, da Universidade de Cincinnati, comparou o uso do spray nasal com a capsaicina com o uso de um spray placebo por duas semanas. Os 44 voluntários que participaram do levantamento tinham traços significativos de rinite não alérgica, como, por exemplo, congestão nasal e dores e sensação de pressão nos seios da face.

“Basicamente, concluímos que o spray é seguro e eficaz nas rinites não alérgicas”, diz Bernstein. O estudo mostrou ainda que os participantes que usaram o spray nasal com Capsicum annum relataram um rápido início de ação ou de alívio do medicamento - em média dentro de um minuto após o uso do spray. De acordo com os pesquisadores, esse é o primeiro teste clínico controlado onde a capsaicina foi usada em uma base contínua para controlar os sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores